Pesquisa aponta vantagem do petista e desempenho melhor de governadores

Após o ex-presidente Jair Bolsonaro indicar o seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL), para disputar a Presidência da República em 2026, uma pesquisa do Datafolha mostra que primogênito do clã Bolsonarista aparece em desvantagem maior que a dos outros postulantes de direita, frente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) num eventual segundo turno.
De acordo com o levantamento, Flávio tem 36% das intenções de voto, contra 51% de Lula, uma diferença de 15 pontos percentuais.
Outros possíveis candidatos têm melhores performances, com desvantagens menores. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece cinco pontos atrás do petista, com 42% frente a 47% de Lula.
Já o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), soma 41% das intenções de voto, enquanto o atual incumpente do Palácio do Planalto alcança 47%, mantendo uma diferença de seis pontos.
A indicação de Flávio Bolsonaro foi tornada pública nesta sexta-feira (5), por meio do próprio senador. Jair Bolsonaro segue inelegível, após condenação na trama de golpe de estado que resultou nos atos de 08 de janeiro de 2023
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, quando 2.002 eleitores foram entrevistados em 113 municípios do país, antes, portanto, do anúncio oficial da candidatura de Flávio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
No cenário de segundo turno, Lula ampliou levemente a vantagem em relação ao levantamento anterior, feito em julho. Naquela ocasião, o petista liderava contra Flávio por 48% a 37%.








