Ao menos 12 estados brasileiros, além do Distrito Federal, registram um importante aumento de notificações de diagnóstico positivos da Covid-19.
O crescimento no número de casos interrompe um longo período de baixa nos números de contágio. É o que mostra levantamento feito pelo Globo com dados das secretarias estaduais de saúde de todo o país.
A alta de contágios, em meio à descoberta de uma nova subvariante da Ômicron, a BQ.1, reacende o alerta sobre a circulação do coronavírus em território brasileiro. A taxa de positividade nos testes para Covid cresceu no Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, e no DF, segundo os dados das respectivas pastas da saúde.
Em alguns estados, a alta no número de casos da Covid-19 já se reflete na maior procura por atendimento em ambulatórios e hospitalizações.
“A maioria das internações estão em estado não crítico, fora da UTI, o que significa que os casos são mais leves, certamente amortecidos pelas vacinas ”
, afirma a infectologista Sarah Sacco.