Timão superou o Maracanã lotado para levantar o segundo troféu no ano e se classificar para a próxima Libertadores

O Corinthians venceu o Vasco, por 2 a 1, na tarde deste domingo (21), no Maracanã, e se tornou tetracampeão da Copa do Brasil. Em um jogo eletrizante, o Timão conseguiu superar a pressão da torcida no estádio doa adversário lotado e levantou a taça após 16 anos.
O último título alvinegro na competição havia sido em 2009, quando Ronaldo comandou a equipe contra o Internacional. O título atual também garantiu aos corintianos vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2026.
O jogo
A festa nas arquibancadas, com direito a mosaico e bandeiras, não incendiou os times dentro de campo. As equipes entraram cautelosas e o jogo começou tenso. A partida ficou travada com faltas e disputas duras na região central do gramado. Em um lance mais ousado, Yuri Alberto escapou pelo lado direito e finalizou, mas a bola pegou na redes pelo lado de fora.
O ímpeto do artilheiro corintiano foi recompensado. Ele recebeu um lançamento de Matheuzinho, invadiu a área e com um toque sutil tirou de Léo Jardim da jogada. O Corinthians saiu na frente na grande decisão.
Não demorou para Yuri Alberto ter outra chance. Em nova bola longa, o centroavante entrou cara a cara com o goleiro. A zaga do Vasco conseguiu alcançar o camisa 9 e atrapalhou a finalização. A bola saiu longe do gol vascaíno.
Atordoado, o Vasco começou a ouvir um ruído de insatisfação dos torcedores vindo da arquibancada. A equipe de Fernando Diniz aos poucos foi equilibrando as ações e passou a rondar a área corintiana, mas sem levar perigo para o arqueiro Hugo Souza.
Com a cabeça no lugar, o Vasco finalmente correspondeu a festa da torcida. Andrés Gómez fez uma bela jogada individual, cruzou e o português Nuno Moreira empatou o jogo com uma cabeçada inapelável.
O gol incendiou os vascaínos. Com o final da primeira etapa, o cruzmaltino foi para o intervalo com a sensação que poderia virar a partida antes do apito do juiz Wilton Pereira Sampaio.
O segundo tempo começou com pressão do Vasco. Mais confiante, a equipe empurrou o Corinthians para o campo defensivo. O zagueiro Robert Renan arriscou de longe e obrigou Hugo a trabalhar.
O excesso de confiança acabou traindo o Vasco. Puma Rodrigues perdeu a bola e cedeu um contra-ataque rápido do Corinthians. Yuri Alberto encontrou Memphis Depay livre dentro da área. O holandês só empurrou para desempatar a partida.
Após levar o gol, o técnico Fernando Diniz colocou o artilheiro Vegetti em campo. O cenário se transformou em um ataque contra defesa com o Corinthians encurralado no campo defensivo.
A pressão não surtiu efeito. Com raça, o Corinthians segurou os ataques vascaínos pelo alto. Nos acréscimos, Hugo Souza espalmou uma bomba de Rayan após cobrança de falta na entrada da área.
O jovem GB teve uma chance final, mas isolou a bola. Wilton Pereira Sampaio encerrou a partida. O Corinthians se sagrou tetracampeão da Copa do Brasil em pleno Maracanã.
Melhor time paulista do ano
Após sair de uma fila de 6 anos sem conquistas, o Corinthians levantou a taça do Paulistão contra o maior rival, Palmeiras, em 2025. Durante a trajetória na Copa do Brasil, o Timão venceu novamente o Palmeiras nas oitavas de final.
As vitórias sobre o arquirrival deram tranquilidade ao clube que viveu um ano turbulento nos bastidores — com escândalos envolvendo ex-presidentes do clube e impeachment de Augusto Melo. Com a conquista do tetracampeão da Copa do Brasil, o Timão termina o ano superando os principais rivais paulistas com dois títulos para a galeria de troféus.








