O atual comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), escolhido por Jair Bolsonaro (PL), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, avalizou os nomes escolhidos pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para chefiar as forças armadas a partir de 2023.
“Oficializadas as escolhas dos próximos comandantes das Forças Armadas e do Estado-Maior Conjunto, registro meu desejo de muitas felicidades e realizações em suas missões”, escreveu o comandante da FAB em sua conta no Twitter neste sábado (10).
José Múcio Monteiro, futuro ministro da Defesa anunciado por Lula, disse em entrevista a jornalistas na sexta-feira (9) que seguirá o critério de antiguidade para escolher os comandantes das Forças Armadas e mencionou os seguintes nomes:
- Exército: General Júlio César de Arruda.
- Aeronáutica: Tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno.
- Marinha: Almirante de Esquadra Marcos Sampaio.
- Estado-Maior das Forças Armadas (EMCFA): Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire
Em sua publicação, Baptista Junior ainda elogiou o Tenente-Brigadeiro Marcelo Damasceno que o sucederá no comando da Força Aérea Brasileira. Ele afirmou que a FAB terá um “líder nato, profundo conhecedor de todos os assuntos e com visão gerencial apurada”.
“Ao meu substituto, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno, a certeza de que a FAB terá como comandante um líder nato, profundo conhecedor de todos os assuntos e com visão gerencial apurada. Parabéns, amigo. Minha torcida e apoio serão permanentes”, completou.
José Múcio ainda disse ter conversado com esses comandantes na última semana. O futuro ministro afirmou que Lula fará o anúncio oficial dos nomes posteriormente, sem determinar uma data.








