Em pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22) pelo Datafolha, as intenções de voto para a prefeitura de São Paulo mostram um empate técnico triplo entre o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), com 23%, o influenciador Pablo Marçal (PRTB), com 21%, e o prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 19%.
Esta é a primeira pesquisa divulgada após o registro oficial das candidaturas. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
O candidato do PSOL se manteve estável, no patamar que estava desde a pesquisa do início de agosto, quando registrou 22% de intenções de votos. A grande mudança no cenário paulista foi o avanço de Marçal, que cresceu de 14% para 21%, ultrapassando Nunes, que tem o apoio da família do ex-presidente Jair Bolsonaro e oscilou negativamente de 23% para 19%.
Ainda de acordo com o levantamento, a ultrapassagem de Pablo Marçal sobre Ricardo Nunes se deu principalmente dentro do eleitorado bolsonarista, que não estaria acompanhando o apoio do ex-presidente ao candidato filiado ao partido da base aliada de Lula.
Entre os apoiadores de Bolsonaro, Marçal passou de 30% para 40%, enquanto Nunes caiu de 38% para 30%.
No segundo pelotão aparecem o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com um recuo de 14% para 10%, e a deputada federal Tabata Amaral (PSB), que foi de 7% para 8%, em empate técnico.
A pesquisa foi feita presencialmente, com 1.204 entrevistados de 16 anos ou mais em São Paulo, durante os 20 e 21 de agosto, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP- 08344/2024. Ela conta com nível de confiança de 95%.