Após anos de espera pela recuperação asfáltica, que chegou com 6 de atraso, dos quais dois com o dinheiro na conta, segundo informação do próprio prefeito Pábio Mossoró (MDB), moradores do bairro Esplanada I, em Valparaíso de Goiás, se viram debaixo d’água ou ilhados após a chuva desta quarta-feira (14).
A obra, que rendeu votos em duas eleições, na municipal em 2022, quando a entrada dos quase R$ 3 milhões na conta da prefeitura foi anunciada às vésperas do pleito, e na mais recente, quando foi executada a conta-gotas e capitaneada pelos candidatos do prefeito Pábio, dá sinais de ser mais uma com caráter eleitoral e descartável.
Da mesma forma como aconteceu em outros bairros, como Ipanema, Anhanguera, Céu Azul e outros, a camada de asfalto foi aplicada sem a instalação ou dimensionamento das galerias de águas pluviais, muito menos de esgotamento sanitário, fazendo a água da chuva correr por cima, o que danifica e acaba com a vida útil o que foi feito.
"A gente esperou tanto. Tinha uma turma falando que (a obra) era só por causa da eleição, mas agente, que já sofreu tanto com a buraqueira, quis acreditar que era bom, mas está aí, os moradores ilhados e os buracos aparecendo de novo", disse um morador da Rua E do Bairro, que completou:
"E lá se vão milhões e milhões de reais jogados no ralo ou embolsados por alguém."
Questionada, a assessoria de comunicação da prefeitura não retornou ao contato da redação.