O Chelsea conquistou seu 1º campeonato mundial de clubes neste sábado (12) ao derrotar o Palmeiras com o placar de 2 a 1, definido apenas no segundo tempo da prorrogação, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
De pênalti, o alemão Haavertz marcou o gol decisivo. O belga Lukaku e Raphael Veiga também marcaram, na etapa complementar do tempo normal.
O título consagrou a superioridade do Chelsea na etapa final e na prorrogação, quando dominou e controlou o jogo, que teve influência das decisões da arbitragem com o auxílio do VAR para decidi-lo. Afinal, foram dois pênaltis marcados, um para cada time, com o apoio da tecnologia, que flagrou toque da bola nos braços de Thiago Silva e Luan.
O primeiro ajudou o Palmeiras a forçar a prorrogação e o segundo garantiu a taça inédita para o time londrino.
O Chelsea, aliás, chegou para a decisão do Mundial como último time europeu a perder o título, o que aconteceu em 2012 ao ser derrotado pelo o Corinthians, no Japão. Agora, então, venceu pela primeira vez o torneio Fifa, no nono título mundial consecutivo dos clubes do Velho Continente.
Dono da última Liga dos Campeões, o Chelsea agora retomará suas atenções para as demais competições em que está envolvido. No torneio continental, terá o Lille pela frente, nas oitavas de final. Já no Campeonato Inglês é o terceiro colocado, bem distante do líder Manchester City.
Para o Palmeiras fica a frustração de deixar o título escapar após uma final em que teve bom desempenho defensivo, conseguindo parar o Chelsea, principalmente no primeiro tempo.
Mesmo derrotado, o Verdão ainda foi melhor que no ano anterior, quando caiu nas semifinais diante do mexicano Tigres.