O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), deve apresentar até a primeira quinzena de junho a nova versão do Programa de Aceleração do crescimento do Governo Federal, que deve ser a grande vitrine de obras da gestão Lula 3.
De olho nestes recursos, a deputada federal Lêda Borges (PSDB-GO) já vem articulando para que obras nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, incluindo transporte público na Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal sejam contempladas.

Nesta quarta-feira (17), por exemplo, a parlamentar se reuniu com a numero dois da pasta responsável pelo Programa, Miriam Belchior, para apresentar as demandas de região.
"Reunião importante com a secretária-executiva da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior. Apresentei a ela pedidos a serem estudados pelo Governo Federal: o reforço da intenção do Governo de Goiás pelo BRT entre Santa Maria/DF e Luziânia/GO e também a utilização da linha férrea para o transporte de passageiros"
, anunciou a deputada em suas redes sociais.
Só a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), para transportar passageiros entre a Região do Entorno Sul e Brasília deve custar cerca de R$ 740 milhões, de acordo com o projeto que Lêda Borges levantou junto ao presidente-diretor da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), José Marques de Lima, em reunião realizada na quinta-feira anterior (11).
Antes disso, na terça-feira (2) a parlamentar já tinha se reunido com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, para confirmar a viabilidade e custos da extensão do BRT (Bus Rapid Transit ou Ônibus de Trânsito Rápido, na tradução live), de Santa Maria Até Luziânia. Essa obra também pode solucionar o problema dos alagamentos às margens da BR040, no perímetro de Valparaíso, causados por qualquer pequena chuvas.
Na área da educação, de partida Lêda Borges busca o financiamento da construção da Universidade Federal do Entorno Sul, que vai ficar em Cidade Ocidental para atender moradores de todas as cidades próximas.
Já na saúde a peessedebista levanta recursos para a construção do Hospital de Urgências da Região do Entorno, que vai ter mais de 210 leitos e ser instalado em Valparaíso de Goiás.