
Nesta segunda-feira (5), a Universidade de Brasília (UnB) anunciou que infelizmente não vai conseguir pagar as contas de dezembro. O comunicado vem após um novo bloqueio de verbas feito pelo Ministério da Educação ( MEC ) nos orçamentos de universidades e institutos federais. Através de uma nota, a instituição afirmou que a situação financeira se tornou “insustentável“.
Só no corte atual, anunciado na quinta-feira (1º), o bloqueou foi de mais de R$ 17 milhões na universidade. Logo depois, na sexta-feira (2), o MEC afirmou que o ministro Victor Godoy estava buscando "soluções junto ao Ministério da Economia em relação aos bloqueios e contingenciamento"
.
De acordo com o painel da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), o problema atingiu todas as unidades e serviços já contratados.

A UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), por exemplo, tinha R$ 5,8 milhões para pagar seus compromisso de dezembro e teve todo o valor bloqueado pelo Ministério da Educação. Além de auxílios e bolsas, água, esgoto, gás, internet e outros serviços podem ficar “pendurados“, segundo a direção.
A nota da UNB confirma o cenário de “terra arrasada” afirma que não há recursos para pagar o auxílio estudantil, contratos do Restaurante Universitário, da segurança, de manutenção, de limpeza e todas as despesas previstas para o mês de dezembro. O comunicado aponta inclusive que isso inclui projetos de pesquisadores.