A Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás instalou, na manhã desta terça-feira (2), a Procuradoria Especial da Mulher, órgão voltado à promoção, proteção e defesa dos direitos das mulheres no município.

Na presença da deputada Federal Lêda Borges (PSDB), da estadual, Zeli Fritsche (União) e da secretária municipal da mulher, professora Elenir (MDB), a cerimônia empossou a vereadora Maria do Monte (MDB) como a primeira Procuradora da Mulher do legislativo valparaisense, assumindo o compromisso de liderar ações que garantam a elaboração e a articulação de políticas públicas voltadas à segurança, emancipação e ascensão feminina às esferas de poder.
Primeira secretária municipal de infraestrutura, primeira prefeita da cidade, primeira residente de Valparaíso nomeada secretária de estado, primeira eleita deputada estadual e primeira federal valparaisense, portanto uma desbravadora de espaço para as mulheres, Lêda Borges ressaltou a necessidade de integração entre os entes federativos e de destinação de recursos para políticas públicas eficazes na proteção e emancipação das mulheres: “A Procuradoria da Mulher precisa ser mais do que simbólica: precisa ter estrutura, equipe técnica e orçamento. Em Brasília, temos trabalhado para garantir apoio às iniciativas locais como esta, em Valparaíso”, destacou.
Já a deputada estadual, Dra. Zeli Fritsche, Procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa de Goiás e articuladora da criação do instituto de Valparaíso de Goiás, destacou a importância da instituição nos municípios, onde o cotidiano de fato acontece.
“É nas cidades que as mulheres vivem e enfrentam os maiores desafios. Por isso, cada nova Procuradoria instalada é uma vitória para todas nós”, afirmou.
A criação da Procuradoria valparaisense é regulamentada pela Resolução nº 152/2021, aprovada pela Câmara Municipal.