Governador participou da abertura da Campus Party, em Goiânia, e destacou importância de preparar população para uso de ferramentas tecnológicas. Evento segue até domingo no Passeio das Águas Shopping
Na abertura da Campus Party Goiás, maior evento de tecnologia e inovação do estado, realizada na quarta-feira (27) em Goiânia, o governador Ronaldo Caiado (UB) reforçou o compromisso de atuar para garantir que a população de Goiás esteja preparada para acompanhar os avanços na área de Inteligência Artificial. “É uma área tão nova, que tem um espaço tão grande. Temos que trabalhar para que se consolide cada vez mais no estado de Goiás”, defendeu o governador ao falar que esta é a “grande demanda mundial”.
Com o tema “Construindo uma geração tecnológica e de IA em Goiás”, o Governo de Goiás promove a sexta edição da feira, juntamente com o Instituto Campus Party, oferecendo uma gama de atividades de fomento à inovação e tecnologia. O evento, que deve superar a marca de 155 mil participantes registrada em 2023, impulsiona a discussão em torno das inúmeras possibilidades de aplicação da Inteligência Artificial (IA) nas áreas de saúde, segurança pública e educação, entre outras.
Ao falar aos presentes, Caiado enfatizou que vai saber “adequar o estado” para acompanhar a evolução tecnológica. Uma das apostas é a integração da prática de Inteligência Artificial em projetos pedagógicos dos colégios estaduais a partir do próximo ano letivo. “Não se pode deixar faltar aos jovens, dos mais distantes municípios, a oportunidade de poder competir com os melhores do mundo”, frisou. “A Campus Party tem essa parceria conosco, trazendo pessoas que são referência do mundo digital”, acrescentou.
Já na solenidade de abertura, o público pôde ter contato com o poderio da Inteligência Artificial. Uma apresentação inédita da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás encantou os presentes no primeiro dia de evento. A 10ª Sinfonia de Beethoven, obra inacabada do grande compositor alemão, foi finalizada com o uso de inteligência artificial e executada pela primeira vez na América Latina. Outra novidade da noite foi a presença da primeira palestrante humanoide do evento, Sophia.
CEO da Campus Party Brasil, Tonico Novaes agradeceu aos parceiros e detalhou a programação que segue até o domingo (1º/12). “O palco principal, uma novidade neste ano, tem visibilidade para a área open. Todos os conteúdos principais da Campus Party estarão disponíveis de forma gratuita, trazendo cada vez mais inclusão”, afirmou. Entre os destaques da programação, o Governo de Goiás vai realizar a 1ª Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada, o Campeonato de Futebol de Drones e um hackathon (desafio de programação) sobre desenvolvimento sustentável.
Atrativos e Integração
Os alunos das Escolas do Futuro de Goiás e da rede estadual de ensino estão integrados em ações, que incluem oficinas de robótica e impressoras 3D. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, reforçou a “oportunidade para popularizar a tecnologia”. “Goiás se tornou o estado da inovação. Dobramos as matrículas de ensino técnico, apoiamos 120 startups, ganhamos prêmios de políticas públicas inovadoras nacionais e internacionais”, afirmou ao citar os programas Sukatech e Cidadão Tech 60+.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, frisou que as ações representam uma oportunidade única de aprender com estudiosos e profissionais renomados. “O evento cria essa comunidade, onde as pessoas têm esse propósito de compartilhar conhecimento. Tudo que é novidade tecnológica é trazido para cá, com oportunidade para essa interação prática”, pontuou. A Secretaria-Geral de Governo (SGG) realiza o painel Ethos.IA, que vai discutir as conexões entre a inteligência artificial e as energias limpas.
Com palestras e programas exclusivos para startups desenvolvidos por parceiros do evento, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, enalteceu o ambiente propício para “consolidar um modelo de referência” para o Brasil. “Um espaço muito especial, constituído para fomentar a nossa estrutura de educação empreendedora e promover negócios”, afirmou.
Participação
A Campus Party atrai público de outras regiões do Brasil para a capital goiana. Morador de Porto Nacional (TO), João Pedro Silva integra a caravana do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). “Viemos buscando adquirir conhecimentos de games e na área de Tecnologia da Informação”, afirmou o estudante do curso de Sistemas. “A expectativa é adquirir muito conhecimento e trocar informações”.
A Campus Party tem uma parte gratuita com muitas atrações para a população. Também há ingressos disponíveis para a participação na feira, na área paga, no endereço eletrônico https://brasil.campus-party.org/cpgoias4/ingressos/.
O Governo de Goiás, em parceria com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e com o RedeMob Consórcio, disponibiliza transporte coletivo gratuito para o evento. Os ônibus vão circular de quarta-feira (27) até domingo (1º), das 9h às 22h35 sem cobrança. A linha tem a denominação Passeio das Águas /Praça Universitária/Campus Party 2024.