Pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta quarta-feira (14), mostra que a preferência pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) no mais provável segundo turno até aqui, caiu. Já para o presidente Jair Bolsonaro, a tendência é o inverso.

Na pesquisa anterior, de 7 de setembro, 56% dos eleitores de Ciro disseram que votariam em Lula no segundo turno. Esse percentual caiu para 51%. Já os que votariam em Bolsonaro eram 17% e agora são 19%. Os que não votariam em nenhum dos dois representam 23% e os que não sabem ou não responderam chegam a 7%.
O movimento é o mesmo entre os eleitores de Simone Tebet. Na pesquisa anterior, 41% dos seus eleitores migrariam para o petista, atualmente esse percentual caiu para 27%. Já os que votariam em Bolsonaro sofreram aumento considerável, de 22% para 35%. O número dos que não votariam em nenhum dos dois caiu de 35% para 26%. Os que não sabem ou não responderam subiu de 3% para 11%.
De acordo com analistas, os candidatos que lideram as pesquisas, Lula e Bolsonaro, iniciaram as buscas pelos votos úteis, e o sucesso ou não dessa estratégia vai depender da forma com que isso será feito.