A Seleção Brasileira de futebol Masculino, enfim, emplacou a segunda vitória consecutiva nas Eliminatórias para Copa do Mundo 2026 e aliviou a pressão por resultados.
Nesta terça-feira (15), o Brasil goleou o Peru por 4 a 0, no Mané Garrincha, em Brasília. Raphinha, em duas cobranças de pênalti, uma em cada etapa, Andreas Pereira, em golaço, e Luiz Henrique garantiram a vitória do time dirigido por Dorival Júnior, que não deu show, mas fez uma partida consistente e criou mais chances, especialmente no segundo tempo.
Com o resultado, o Brasil permanece na quarta colocação, com 16 pontos, a seis da líder Argentina. Do outro lado, o Peru segue na nona posição, com apenas seis pontos. Agora, as seleções voltam a jogar apenas em novembro para fechar os jogos de 2024. O Brasil vai enfrentar a Venezuela, no Monumental de Maturín, e o Uruguai, na Arena Fonte Nova. O Peru, por sua vez, encara o Chile, e a Argentina, no Monumental de Nuñez.
O jogo
A Seleção Brasileira não foi tão ofensiva como se espera, mas impôs a proposta do jogo e saiu com resultado favorável na primeira etapa. Contudo, a seleção verde e amarelo tomou um susto, aos 11 minutos, após Edison Flores receber em profundidade e mandar a bola para o fundo das redes, mas estava em posição irregular. E ficou só nisso pelo lado peruano.O time brasileiro ficou com a posse de bola, mas faltou mais velocidade nas jogadas. Raphinha chegou a coloca-la no travessão, porém, aos 37, não desperdiçou a cobrança de pênalti confirmado pelo VAR. Rodrygo teve mais uma investida antes do intervalo, mas sem sucesso.
No episódio da penalidade, arbitragem proporcionou mais um momento controverso no futebol. No lance lance em que o atacante Igor Jesus tentou dar um chapéu em Zambrano, mas a bola pegou na mão do zagueiro o árbitro Esteban Ostojich foi fazer análise do VAR e demorou mais de seis minutos para confirmar a infração, no fim, porém, o árbitro uruguaio deu apenas três minutos de acréscimos.
Para o segundo tempo, a Seleção voltou com uma postura mais agressiva, o que deu resultado. Rodrygo arriscou de fora da área e quase ampliou. Aos cinco minutos, Savinho buscou uma jogada individual na área, mas foi derrubado por Zambrano. Na cobrança da segunda penalidade máxima da partida, Raphinha aproveitou a boa fase e fez o segundo na partida. A equipe brasileira diminuiu o ritmo, mas seguiu mais perto do ataque. Para aumentar o fôlego, Dorival ainda fez mudanças que funcionaram. Logo na primeira jogada, Luiz Henrique chegou na linha de fundo e fez grande cruzamento para Andreas Pereira marcar de voleio. Pouco tempo depois, foi a vez de do jogador do Botafogo deixar o dele em chute de fora da área, sem chances para Gallese.