Brasil e Holanda empataram em 3 a 3 num jogo eletrizante do futebol feminino, que deve ficam marcado como, no mínimo, um dos melhores da competição.
A partida realizada neste sábado (24) em Miyagi foi válida pela segunda rodada do Grupo F das Olimpíadas de Tóquio.
Antes mesmo dos três minutos de jogo, a Holanda mostrou seu cartão de visitas. Em um passe perfeito de Wilms, a artilheira Miedema girou em cima da marcação e finalizou de perna esquerda, no canto de Bárbara para abrir o placar.
Mesmo com o gol sofrido nos minutos iniciais, o Brasil não sentiu o baque e foi em busca do empate. Poucos minutos depois, a Seleção Brasileira chegou a ter um pênalti marcado pela arbitragem, mas o VAR anulou a marcação. Contudo, praticamente no lance seguinte, Debinha recebeu cruzamento na área e aproveitou o próprio rebote para igualar o placar aos 16 minutos.
Após um 1º tempo frenético e jogado de igual para igual, a etapa complementar final começou com a mesma tônica. A Holanda aproveitou uma falha técnica da goleira brasileira para ficar novamente em vantagem no placar. A artilheira holandesa Vivianne Miedema aproveitou bola alçada e Bárbara falhou ao tentar fazer a defesa.
Não demorou cinco minutos para o Brasil deixar tudo igual novamente em Miyagi. Ludmilla, que entrou para mudar o jogo no intervalo, foi derrubada na área e o pênalti foi marcado. Na cobrança, Marta deslocou Van Veenendaal e empatou.
Antes que seleção holandesa pudesse assimilar o empate, o Brasil virou o jogo. Na sequencia do recuo errado de Nouwen, Ludmilla driblou a goleira e tocou para o fundo do gol e colocou a Seleção Brasileira em vantagem pela primeira vez na partida.
Quando o Brasil parecia dominar a partida e se defender bem, a Holanda conseguiu o empate definitivo. Em cobrança de falta espetacular, Janssen colocou a bola no ângulo de Bárbara, que até tentou defender, mas não conseguiu evitar o gol das holandesas.
Na sequência e até o final da partida, as seleções bem que tentaram buscar a vitória, mas o cansaço tomou a conta das equipes e o empate permaneceu até o encerramento.
O resultado não foi ruim para ninguém, já que as duas seleções chegaram aos 4 pontos e lideram a chave, praticamente classificadas ao mata-mata, enquanto China e Zâmbia estão com apenas um ponto e devem brigar pela vaga como uma das melhores terceiras colocadas das chaves.
Na próxima rodada, o Brasil enfrenta a Zâmbia, na terça-feira (27), pela última rodada do Grupo F, às 8h, em Saitama, enquanto a Holanda duela com a China, no mesmo dia, em Yokohama, às 8h30, ambos em horário de Brasília.