De bicicleta, Estêvão faz seu primeiro gol pela Seleção; Paquetá retorna com gol após dez meses, enquanto Bruno Guimarães fecha a conta

Em um jogo recheado de ingredientes, a Seleção Brasileira deu show e bateu o Chile por 3 a 0, nesta quinta-feira (4/9), no Maracanã, pela 17ª e penúltima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. E foi com direito a golaço de Estêvão, que, aos 18 anos, marcou pela primeira vez com a Amarelinha. Paquetá, de volta após dez meses, marcou com 40 segundos em campo. Bruno Guimarães foi o autor do terceiro em grande jogada de Luiz Henrique, outro dos nomes do jogo.
A partida também marcava a estreia de Carlo Ancelotti no Maraca, além da despedida do Brasil de solo nacional antes da Copa dos EUA, Canadá e México. Campeões do Mundo receberam homenagens da CBF ao intervalo do duelo, aliás.
A Seleção, com a vitória, só depende de si para terminar na segunda posição das Eliminatórias – a Argentina já é a “campeã” antecipada. Afinal, o Equador tropeçou (empate com o Paraguai), caindo para o quarto lugar e estacionando nos 26 pontos, enquanto o Brasil chega aos 28. O Uruguai, que venceu a Venezuela, agora ocupa o terceiro posto, com 27.
O jogo
O Brasil começou como uma locomotiva. Afinal, logo no primeiro minuto, Gabriel Magalhães obrigou Vigouroux a fazer milagre após escanteio cobrado por Raphinha. Aos 5, o próprio Raphinha – novo camisa 10 de Ancelotti para a Data Fifa – colocou a bola na cabeça de Casemiro, que cabeceou parecido: para baixo, mirando o canto esquerdo. Ao contrário do zagueiro, o volante botou a bola no fundo da rede, mas foi flagrado em posição de impedimento.
Após muitas faltas e um jogo truncado, a Seleção voltou a assustar, com Estêvão e Raphinha – os que viriam a participar do primeiro gol. Em outro lance, fogo amigo: João Pedro trombou com Martinelli e levou a pior, vomitando em campo após choque forte na região do estômago.
Em bela jogada trabalhada, viria o primeiro gol, aos 37′. Raphinha ficou de frente para Vigouroux e chutou cruzado, com o arqueiro tocando na bola. Ela subiu e foi encontrar Estêvão, que, de bicicleta e quase em cima da linha, fez um golaço – seu primeiro com a Amarelinha, em seu sexto jogo.
Ainda houve tempo para, nos acréscimos, o árbitro Alexis Herrera (VEN) expulsar Maripán direto, por entrada em Wesley. No entanto, voltou atrás após intervenção do VAR Ángel Arteaga (VEN). Casemiro quase levou vermelho por pisar em Loyola.