spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Bottas vence o GP da Turquia e Verstappen reassume a liderança do mundial de F1

Largando na pole-position, Valtteri Bottas fez uma corrida tranquila com sua Mercedes e venceu de ponta a ponta o Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1, e recebeu a bandeirada mais de 10 segundo à frente de Max Verstappen.

Valtteri Bottas em vitória teoricamente tranquila no GP da Turquia de F1
Foto: F1 Liberty

A Red Bull dominou o pódio turco com Sergio Perez chegando em terceiro após superar a Ferrari de Charles Leclerc nas voltas finais.

Lewis Hamilton, que largou em 11º e ficou na pista com os pneus de chuva intermediários até quase o fim da prova, mas depois de uma discussão com a equipe, parou e caiu da 3ª para a 5ª posição. O britânico insistia pelo rádio que conseguiria terminar a corrida, mas obedeceu a ordem de sua equipe, que se confirmou errada no fim.

A corrida:

Com chuva todos os pilotos foram obrigados usar os pneus intermediários. Bottas largou bem e manteve a liderança, sem dar chances para Max Verstappen tentar o ataque.

A situação de Alonso foi diferente. O espanhol largou por fora, mas acabou sendo tocado por Gasly que, por sua vez, era pressionado por Perez. Alonso rodou e voltou atrás do pelotão. O incidente entre Gasly e Alonso foi para investigação dos comissários. Gasly recebeu uma penalidade de cinco segundos.

Gasly tenta ganhar a quinta posição de Alonso após a largada do GP da Turquia de F1
Foto: XPB Iimages

Com Alonso foi diferente, o espanhol largou por fora, mas acabou sendo tocado por Gasly que, por sua vez, era pressionado por Sérgio Perez da RBR. O bicampeão da Alpine rodou e voltou atrás do pelotão, já o francês da Alpha Tauri foi punido com 5 segundos.

Tentando recuperar as posições perdidas Alonso acertou em cheio Mick Schumacher e também foi -penalizado em cinco segundos.

No meio do Grid, Hamilton fez uma largada tranquila, o piloto da Mercedes ganhou a posição de Alonso e ultrapassou o Aston Martin de Vettel na primeira volta. Daí em diante o multicampeão levou 9 voltas para ultrapassar o piloto japonês da Alpha Tauri, Yuki Tsunoda.

O próximo no caminho de Hamilton era Norris. O piloto da Mercedes se aproximou rapidamente e ultrapassou seu compatriota com facilidade, assumindo a sexta posição.

Na ponta, Bottas liderava tranquilo com 2,8s de vantagem para o segundo colocado Verstappen. Leclerc era o terceiro colocado, à frente de Perez, em quarto, e Gasly, vinha em quinto.

Fazendo volta mais rápida atrás de volta mais rápida, no 14º giro Hamilton pegou o vácuo do francês e assumiu a quinta posição.

Na volta 22 Ricciardo foi aos boxes e voltou com pneus slicks, mas a escolha se mostrou errada com a volta da chuva. A essa altura já estava a 3 segundos de Sérgio Perez, tirando quase 0,5s por volta.

A imagem da corrida veio no 34º giro, quando Hamilton botou tirou do vácuo e fez 4 curvas lado a lado com o mexicano, que conseguiu continuar na frente, mas não resistiu à investida seguinte.

Verstappen foi o primeiro dos ponteiros a fazer sua parada na volta 36, retornando à frente do Perez. Dois giros depois, Perez fez sua troca de pneus.

Vettel tentou colocar os pneus macios, mas a pista ainda estava molhada e o alemão não conseguia se segurar na pista e teve que retomar a configuração anterior.

Com a parada de Bottas, Leclerc assumiu a liderança, mas ainda precisava fazer seu pit-stop obrigatório.

De pineus novos, Bottas se aproximou rapidamente de Leclerc e fez a ultrapassagem na curva 1. Leclerc aproveitou e fez seu pit-stop, retornando à pista com intermediários novos na 4ª posição, atrás de Hamilton.

Hamilton fez sua parada no fim da corrida após a insistência de sua equipe. Ele queria ir até com fim com o composto da largada, mas atendeu a ordem e caiu para a 5ª posição.

Perez ultrapassou Leclerc e assumiu a terceira posição quando a Ferrari perdeu ritmo das voltas finais do GP da Turquia.

Nas duas últimas voltas, Hamilton ainda foi pressionado por Gasly. O britânico reclamou muito pelo rádio da estratégia da Mercedes. “Me deixe em paz”, disse ele quando seu engenheiro entrou no rádio para avisar que Gasly se aproximava rapidamente.

Confira o resultado final do Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1:

1) Valtteri Bottas (Mercedes)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
3) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Lewis Hamilton (Mercedes)
6) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
7) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
8) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
9) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
10) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
11) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
12) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
13) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
14) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)
15) George Russell (Williams/Mercedes)
16) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
17) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
18) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
19) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
20) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)

.ultimas

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques