Alvinegro fica no empate sem gols com a equipe gaúcha e segue líder, mas por apenas um ponto
O Botafogo tentou, mas não conseguiu evitar o tropeço diante do Grêmio, neste sábado (28), no Mané Garrincha, em Brasília, pela 28ª rodada do Brasileirão. O Alvinegro acumulou decisões erradas e chances perdidas para empatar em 0 a 0 com a equipe gaúcha.
Com o empate, o Botafogo chegou aos 57 pontos e se manteve na liderança, mas viu a distância para o vice-líder Palmeiras cair para apenas um ponto. O Grêmio, por sua vez, é o 11º colocado com 32. O Alvinegro volta a campo no próximo sábado (5), às 16h30 (de Brasília), contra o Athletico-PR, na Ligga Arena, pela 29ª rodada do Brasileirão.
O jogo
A partida foi agitada, o Grêmio deu trabalho no primeiro tempo, explorando principalmente o lado esquerdo da defesa alvinegra. Edenílson levou perigo em duas finalizações, mas o goleiro John protegeu bem a meta. Já o Botafogo, por sua vez, encontrou dificuldades com a intensa marcação gremista e não conseguiu impor a sua intensidade, dando pouco trabalho para Marchesín.
O panorama mudou na etapa final e a partida ficou mais dinâmica. O Botafogo subiu a marcação e tentou se impor, mas deixou espaços que geraram oportunidades em contra-ataque para o Grêmio. Em menos de dez minutos houve uma boa chance para cada lado, mas Luiz Henrique e Villasanti finalizaram para fora.
Após um início intenso, o ritmo caiu. Os treinadores promoveram mudanças buscando dar um novo fôlego para os times. O jogo voltou a ganhar intensidade e novas chances surgiram, mas tanto Botafogo quanto Grêmio erravam na hora da conclusão das jogadas. O técnico Artur Jorge tentou a última cartada com o retorno de Júnior Santos, recuperado de uma fratura na tíbia, que foi ovacionado pela torcida.
O clima esquentou nos minutos finais. Junior Santos chegou a dar assistência para Bastos, mas o gol foi anulado por impedimento. Na sequência, Marchesín e Luiz Henrique trocaram farpas, e em seguida foi a vez de Monsalve e Vitinho, com o gremista sendo expulso por agressão ao lateral alvinegro. Nos acréscimos, a partida virou ataque contra a defesa, mas os gaúchos resistiram a pressão alvinegra e o zero persistiu.