Gabriel Bortoleto nem precisou esperar o fim da corrida para ser considerado o campeão da Fórmula 2 2024, já que o rival na disputa pelo título, Isack Hadjar, que errou e deixou seu carro apagar na largada da corrida 2, em Abu Dhabi.
O piloto brasileiro da equipe Invicta, Gabriel Bortoleto é o campeão 2024 da Fórmula 2. A jovem revelação do automobilismo mundial consolidou o título ainda na largada, quando Isack Hadjar, único adversário em condições matemáticas de conquistar o título, ficou empacado no grid da corrida 2 da rodada de Abu Dhabi e foi engolido pelo pelotão. O francês ainda conseguiu retornar para a disputa, mas já estava a quase duas voltas atrás, a partir daí Gabriel correu solto e levo o carro até a bandeira quadriculada, atrás apenas do paraguaio Joshua Dürksen.
A expectativa para o duelo Bortoleto × Hadjar era grande, sobretudo após a punição que fez Paul Aron, terceiro colocado no grid, largar do pit-lane. Isso colocou os dois postulantes ao título para partir imediatamente um atrás do outro, com o brasileiro a frente.
Más, ao contrário de Hadjar, Bortoleto fez uma prova sem erros, largou bem, assumiu a ponta, caiu para 8º após a rodada de pit-stop, escalou o pelotão com ultrapassagens na pista e recebendo de volta as posições de quem parou depois para cruzar em 2º no fim.
Agora o piloto brasileiro chega a Fórmula 1 em 2025, com um contrato plurianual com a Sauber Audi, credenciado pelos títulos de Campeão da F2 e F3, conquistados em sequência nos seus anos de estreia em cada categoria, feito alcançado apenas por Charles Leclerc (Ferreri), Oscar Piastri (McLaren) e George Russell (Mecedes), além dele próprio.