O jovem piloto Gabriel Bortoleto, foi confirmado oficialmente pela Sauber como piloto titular da equipe a partir de 2025, dando fim a um hiato de competidores brasileiros na F1, que dura desde 2017, quando Felipe Massa se despediu da categoria.
"Seja bem vindo a família, Gabriel Bortoleto", legendou a equipe em duas fotos do brasileiro com o chefe do time, Mattia Binotto, publicada seu perfil oficial no X, antigo Twitter.
Welcome to the family @gabortoleto85 🤝 pic.twitter.com/sli2lrabEo
— Stake F1 Team KICK Sauber (@stakef1team_ks) November 6, 2024
Com um contrato de multianual, especula-se que de quatro anos, Bortoleto vai fazer parte de um projeto ambicioso da Audi, que comprou e assume a Sauber oficialmente a partir de 2026, quando a Formula 1 muda drasticamente com novas regras.
“Este é um dos projetos mais empolgantes do automobilismo, se não de todos os esportes”, declarou Bortoleto.
“Entrar em uma equipe que combina a rica história no automobilismo da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra. Além de ser apenas um membro, pretendo crescer com este projeto ambicioso e alcançar o auge do automobilismo. Estou incrivelmente grato pela oportunidade que me foi dada pela equipe e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico (Hulkenberg)”, continuou.
"Bem vindo de volta ao Grid Brasil", publicou o perfil oficial da F1 no X.
Bem-vindo de volta ao grid de largada, Brasil! 🇧🇷
— Formula 1 (@F1) November 6, 2024
Fãs brasileiros do automobilismo esperaram por meses a confirmação do piloto, que foi campeão da F3 em seu ano de estreia e lidera a F2 também no seu ano inicial.
Essa foi uma história que se alongou por diversos meses. Os primeiros rumores passaram a surgir em setembro e ganharam força quando Mattia Binotto, que assume a chefia da equipe como Audi, passou a elogiar Bortoleto.
Porém, no meio do caminho, os boatos que ganhavam cada vez mais força, empurrados também pela ajuda de Fernando Alonso, que gerencia a carreira de Gabriel, esfriavam com a possível renovação de Valtteri Bottas e outros nomes entrando na disputa pelo cockpit, como Mick Schumacher e mais recentemente, Franco Colapinto.
Com o anúncio de Gabriel na Sauber, todas as vagas do grid da temporada 2025 da F1 já estão definidas.