Apontado como um dos mais bem avaliados gestores da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, se não o de melhor avaliação, o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL) segue a passos largos em busca de sua reeleição.
Dados de pesquisas eleitorais, como as dos Intitutos Big Data e Cerrado, indicam que o novo-gamense conta com uma preferência do eleitorado acima dos 54%, tida como um reflexo dos avanços da cidade, principalmente na área de infraestrutura e saúde. O principal concorrente do liberal, Jerton Sodré (PSD), tem variado sempre perto dos 15%.
Obras e legado administrativo
Desde que assumiu a prefeitura em 2021, Mangão tem colocado em prática uma agenda de desenvolvimento que atinge a população novo-gamense diretamente. O governo do liberal vem realizando obras de drenagem, saneamento e pavimentação em diversas regiões da cidade, muitas vezes com orçamento próprio, menor que o de outras cidades, que por sua vez enfrentam queda na qualidade ou cobertura da infraestrutura.
Carlinhos do Mangão ainda inaugurou a primeira Creche Pública e a primeira base operacional do SAMU da Cidade, reformou espaços esportivos e escolas, como o Estádio Luizinho e o Centro Municipal de Educação Infantil Vó Nica, revitalizou unidades de saúde, como a de Pronto Atendimento 24 horas, entre outros.
Com o apoio da deputada federal, eleita principalmente pela região, Lêda Borges (PSDB), Mangão deu início a construção do sonhado Hospital Municipal, que a mais de duas décadas não saia do papel e está orçado em R$ 36 milhões.
"Com responsabilidade e compromisso, estamos transformando Novo Gama em uma cidade melhor para se viver. Nossa gestão é baseada em trabalho sério, transparência e foco no bem-estar da população", destacou Mangão em pronunciamento realizado no mês de maio.
Apoio político e articulação
Outro fator que fortalece a candidatura de Mangão é sua capacidade de articulação política. Durante o primeiro mandato, o prefeito conseguiu se alinhar com diversas lideranças regionais e nacionais, como as deputadas federais Lêda Borges e Magda Moffato (PL), o próprio governador Ronaldo Caiado (UB), com quem celebrou convênios que levou água potável a bairros que esperaram mais de 50 anos pelo serviço e está construindo a ponte de alvenaria entre o Pedregal, em Novo gama, e o Pacaembu, em Valparaíso de Goiás.
"Estamos unindo esforços com as esferas estadual e federal para garantir que os recursos cheguem à nossa cidade. Isso faz parte do nosso compromisso em melhorar a qualidade de vida da população novo-gamense", disse o prefeito sobre suas parcerias.
Desafios e expectativas
Apesar do favoritismo apontado pelas pesquisas, a eleição de 2024 não deve ser apenas uma questão de números. Mangão terá que enfrentar o cenário político sempre volátil, em que os eleitores estão cada vez mais exigentes e suscetíveis aos acontecimentos de momento.
As expectativas no arco de alianças do gestor são altas e, enquanto a oposição encabeçada por Jerton Sodré tenta se organizar, Carlinhos do Mangão e sua equipe transparece um foco na socialização das realizações já alcançadas e a apresentação de novas metas ousadas, desejadas pelos moradores de Novo Gama.