O Atlético-MG garantiu a primeira vaga na final da Copa Libertadores da América de 2024 nesta terça-feira (29), após empatar em 0 a 0 com o River Plate no Monumental de Núñez, segurando a vantagem obtida em Belo Horizonte.
Com isso, a equipe mineira deve enfrentar o Botafogo na grande decisão do torneio continental, marcada para o mesmo estádio, no dia 30 de novembro. O Glorioso abriu 5 a 0 de vantagem sobre o Peñarol no Nilton Santos na última quarta-feira (23).
O jogo
Desde o primeiro minuto do confronto, a equipe comandada por Gabriel Milito mostrou que não se importava com o grande domínio da posse de bola do River Plate, estratégia que se mostrou muito correta durante a etapa inicial, com o Galo cedendo pouquíssimas chances aos argentinos.
A única grande oportunidade do time de Marcelo Gallardo veio no início da partida, em um escanteio aos seis minutos, onde Colídio cabeceou encontrando Solari sozinho na pequena área, que isolou a finalização.
Aos 33 minutos, uma interceptação milagrosa de Battaglia salvou o que poderia ser a segunda chance do River Plate, que chegava cara a cara com Colídio após grande triangulação.
Com a mesma proposta da etapa inicial, o Galo conseguiu um bom contra-ataque no começo do segundo tempo, e quase abriu o placar com uma bomba de Gustavo Scarpa, que encontrou a trave do goleiro Armani. No rebote, o argentino fechou o ângulo para evitar o gol de Deyverson.
Aos 15 minutos, Claudio Echeverri recebeu um grande lançamento, limpou a marcação, mas parou um uma grande defesa de Éverson. Em seguida, o arqueiro atleticano voltou a salvar o time mineiro, cortando um passe que deixaria três jogadores do River sem goleiro na pequena área.
Classificado para a final, o Galo volta aos gramados no domingo (3), às 16h, quando visita o Flamengo no Maracanã pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil. Já o River, encara o Banfield, em casa, no próximo sábado (2), pelo Campeonato Argentino.