Max Verstappen venceu a corrida Sprint válida pelo Grande Prêmio da Áustria, nona etapa da temporada 2023 da Fórmula 1.
O bicampeão chegou a ser ultrapassado pelo seu companheiro Sergio Perez, mas deu o troco em uma disputa dura na primeira volta. O mexicano chegou a cair para terceiro, mas terminou em segundo e garantiu a dobradinha da Red Bull.
Carlos Sainz foi o terceiro colocado pela Ferrari, à frente da dupla Aston Martin. Lance Stroll, que terminou a frente do companheiro Fernando Alonso em quinto.
Nico Hulkenberg chegou a colocar a Haas na segunda posição na primeira volta da corrida, depois da confusão entre Perez e Verstappen. Mas apesar do bom começo, seu equipamento permitiu que o alemão terminasse só na sexta posição.
Esteban Ocon (Alpine) e George Russel (Mercedes) completaram a zona de pontuação nas 7ª e 8ª posições respectivamente.
A corrida:
Na largada, Perez tomou a dianteira antes mesmo da curva 1. Na curva seguinte, Verstappen forçou por dentro e espalhou para cima de Perez, que precisou ir para fora da pista para evitar o acidente. Norris ficou preso atrás dos Red Bull e perdeu várias posições.
Verstappen e Perez novamente se encontraram na Curva 3. Dessa vez, o bicampeão mergulhou por dentro e empurrou Perez para o limite de fora da pista, tudo dentro da regra. Como resultado, Hulkenberg ultrapassou Perez e assumiu a segunda posição.
Com a confusão da primeira volta, Sainz era o quarto colocado. Stroll permanecia à frente de Alonso na quinta posição.
Largando de trás, da 18ª posição, Hamilton ultrapassou cinco adversários na primeira volta, mas ficou preso atrás do seu companheiro de equipe, George Russell, que seguia de perto Magnussen, mas não conseguia a ultrapassagem.
Com a pista secando volta após volta, Perez também se aproximava de Hulkenberg. Com isso, na volta 12 eram três pilotos na disputa quando Sainz chegou. Uma volta depois, o mexicano superou o piloto da Haas para garantir a dobradinha da Red Bull. Hulkenberg não conseguia manter o ritmo do início da corrida e também foi ultrapassado por Sainz.
Russell e Hamilton passaram Magnussen, enfim. Uma briga pela oitava posição entre Ocon, Leclerc, Norris, Russell e Hamilton se iniciava.
Leclerc partiu para cima do Ocon, mas não conseguiu passar. Pelo contrário, após um erro na última curva, o monegasco foi superado por Norris.
O DRS foi liberado na volta 17, das 24 que contemplam a Sprint. Alguns pilotos foram aos boxes e trocaram os compostos intermediários, para chuva moderada, pelos slicks macios. Foi o caso de Russell, Piastri e Hulkenberg. Uma volta depois, Hamilton também foi para os slicks. Depois que a estratégia deu certo, vários pilotos também optaram pela mudança.
Russell foi quem mais ganhou com a parada antecipada pelos slicks. Depois de ultrapassar Gasly, o piloto da Mercedes estava apenas a uma posição de entrar na zona de pontuação. Na última volta, Russell passou Norris para terminar no 8º posto e com 1 ponto.
Confira o resultado final da Sprint do GP da Austrália:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
4) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
5) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
6) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
7) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
8) George Russell (Mercedes)
9) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
10) Lewis Hamilton (Mercedes)
11) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
12) Charles Leclerc (Ferrari)
13) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
14) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
15) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
16) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
17) Nyck de Vries (AlphaTauri/Honda RBPT)
18) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
19) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
20) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)