A Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) anunciou nesta sexta-feira (3) um aumento de 12% nas linhas de ônibus que ligam as cidades goianas do entorno com o Distrito Federal.
De acordo com a reguladora, o reajuste faz parte de um “Plano de recuperação do Semiurbano GO/DF“.
O órgão afirma que as tarifas estavam sem reajuste a dois anos e que a correção seriam um direito das empresas, necessária para a manutenção do equilíbrio contratual.
Ainda conforme a ANTT, "o aumento de 12% vai recompor apenas parte do desequilíbrio das contas das empresas que atendem os moradores do Entorno, já que em 2021 e 2022 a alta do diesel chegou a 48,28%, a do óleo lubrificante passou de 49,9% e os pneus subiram de preço em mais de 100%"
.
O lançamento do conjunto de medidas, que inclui o aumento das tarifas ocorre depois da publicação n o último dia 14 da Deliberação nº 35/2023, que atestou a extinção do Convênio de Delegação nº 1/2020, no qual o Governo do Distrito Federal havia assumido a gestão dos serviços operados na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal – RIDE/DF.
A norma determinou, ainda, que a Superintendência de Fiscalização de Serviços de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros – Sufis/ANTT retome as fiscalizações da prestação do serviço.
O “Plano de Recuperação” trás outras medidas, como a intensificação da fiscalização nas garagens, nos serviços e o apoio à criação do Consórcio formado pela União e governos estaduais, além da criação de uma ouvidoria para atender os usuários.