O município de Valparaíso de Goiás registrou nesta quarta-feira (10) recorde no número de mortes causadas pelo novo coronavírus em um único dia. Segundo o Painel da Covid-19, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde, foram 6 mortes reportadas nas últimas 24 horas, duas delas apenas das 16h23 às 21h33, horários em que o portal foi atualizado.
Atualmente a cidade tem o maior número de mortos pela doença da região com 179 óbito, contra 176 mortes entre luzianenses, 102 entre novo-gamenses e 55 entre ocidentalenses.
Ainda com subnotificação aparente por falta de testes ou omissão de dados, a cidade confirmou apenas 25 novos casos da doença, perfazendo uma letalidade, também recorde, de 24% no dia. A média mundial fica abaixo de 3%.
Enquanto Valparaíso diagnosticou 51 pacientes com a Covid-19 nos últimos dois dias, Luziânia confirmou 421 novos infectados e segundo a epidemiologista Sarah Sacco, que colabora com o Jornal, essa diferença na testagem pode explicar a diferença no número de óbitos, que no mesmo período foram ‘zero’ entre os luzianenses e 7 entre valparaisenses.
“Sem testagem suficiente, ou com omissão das informações, não há como planejar as ações de enfrentamento da pandemia e o que os números diários dessas 4 cidades vizinhas indicam é que a falta de ação acertada em Valparaíso está matando gente“, comentou a epidemiologista.