spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Viradouro é a grande campeã do Carnaval 2026 do Rio

A leitura das notas ocorreu nesta quarta-feira (18), na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio, definindo a campeã do Carnaval

Viradouro é a grande campeã do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro / Foto: Reprodução (Portal carnavalesco.com.br)

A Viradouro é a grande campeã do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro. A apuração das notas do Grupo Especial ocorreu nesta quarta-feira (18), na Cidade do Samba, localizada na Zona Portuária do Rio.

Com um desfile marcado por forte impacto visual, evolução consistente e alto desempenho nos quesitos avaliados, a escola conseguiu 270 pontos e conquistou o título após uma disputa acirrada.

Com 264,6 pontos, a Acadêmicos de Niterói ficou na 12ª colocação e acabou rebaixada para a Série Ouro em 2027.

Os desfiles do Grupo Especial aconteceram no domingo (15), na segunda-feira (16) e nesta terça-feira (17), reunindo as principais agremiações do carnaval carioca na Sapucaí.

Passaram pela avenida as escolas Acadêmicos de Niterói, Mocidade, Paraíso do Tuiuti, Imperatriz, Beija-Flor, Vila Isabel, Portela, Viradouro, Grande Rio, Mangueira, Unidos da Tijuca e Salgueiro.

Viradouro

Com o enredo “Para cima, Ciça!”, a escola prestou homenagem a Moacyr da Silva Pinto, o mestre Ciça, um dos nomes mais influentes da história das baterias de samba.

A narrativa parte do som do tambor como símbolo de sua trajetória, marcada por inovação, ousadia e respeito às raízes do carnaval.

Criado no Estácio, berço de uma nova cadência do samba, Ciça cresceu em meio à efervescência cultural que moldou o ritmo como é conhecido hoje. Antes de assumir o comando de uma bateria, foi passista, mestre-sala e atuante em blocos, aprendendo na prática a dinâmica do desfile.

À frente da bateria da Estácio de Sá, ganhou destaque ao introduzir pausas, variações e efeitos que transformaram a apresentação em espetáculo, elevando o papel da bateria na Avenida. O reconhecimento veio em forma de títulos e prêmios, consolidando seu nome entre os grandes mestres do carnaval.

Ao longo da carreira, levou seu estilo a diferentes escolas e cidades, sempre combinando inovação e tradição. Na Viradouro, em Niterói, protagonizou uma nova fase de conquistas, imprimindo identidade forte à bateria e ampliando sua projeção no cenário carnavalesco.

Veja a classificação geral das escolas de samba do Grupo Especial no Carnaval 2026 do Rio de Janeiro

1º Viradouro (270,0 pontos)
2º Beija-Flor de Nilópolis (269,9 pontos)
3º Vila Isabel (269,9 pontos)
4º Salgueiro (269,7 pontos)
5º Imperatriz Leopoldinense (269,4 pontos)
6º Mangueira (269,2 pontos)
7º Unidos da Tijuca (268,7 pontos)
8º Grande Rio (268,7 pontos)
9º Paraíso do Tuiuti (268,5 pontos)
10º Portela (267,9 pontos)

Rebaixadas

11º Mocidade Independente (267,4 pontos)
12º Acadêmicos de Niterói (264,6 pontos)

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.ultimas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques