spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Vídeo mostra o momento do ataque que matou o ex-premiê do Japão, Shinzo Abe

Ex-premiê do Japão é morto a tiros quando falava em um comício eleitoral / Foto: Reprodução

O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, de 67 anos, foi assassinado nesta sexta-feira (8), durante um comício para as eleições parlamentares japonesas na cidade de Nara, no oeste do país. 

Um vídeos de popular mostra, o momento em que Abe foi atingido e, na sequência, a captura de atirador, que foi identificado como Tetsuya Yamagami, de 41 anos.

O assassino disparou duas vezes com uma arma de fogo artesanal. O suspeito disse à polícia que estava insatisfeito com o ex-premiê e que queria matá-lo.

Arma artesanal usada para matar o ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe / Foto: Reprodução

Shinzo Abe foi levado para o hospital, mas não resistiu. A unidade informou que o ex-premiê morreu às 17h03 (horário local, 5h03, em Brasília), cerca de cinco horas e meia depois que foi baleado.

Um médico local disse que Abe sangrou até a morte devido a dois ferimentos profundos, um deles no lado direito do pescoço. Ele não tinha sinais vitais quando deu entrada na unidade de saúde, passou por procedimentos de reanimação, mas não resistiu.

Shinzo Abe fazia um discurso de campanha do lado de fora de uma estação de trem quando os tiros foram disparados por volta das 11h30 pelo horário local, 23h30 da quinta-feira em Brasília.

A trajetória política de Shinzo Abe

Ex-premiê do Japão, Shinzo Abe / Foto: Reprodução (Jovem Pan)

Shinzo Abe bateu recordes como o primeiro-ministro mais longevo do Japão, resistindo a escândalos político-financeiros.

Considerado um símbolo de mudança e juventude, Abe tinha 52 anos quando assumiu o cargo de primeiro-ministro em 2006, se tornando a pessoa mais jovem a ocupar a posição.

Seu primeiro mandato foi turbulento, marcado por escândalos e disputas, e terminou com sua renúncia abrupta após um ano.

Inicialmente ele declarou que renunciou por motivos políticos, mas depois admitiu que tinha um problema de saúde, que mais tarde foi diagnosticado como colite ulcerativa. A condição exigiu meses de tratamento, superado graças a um novo medicamento, segundo Abe.

Recuperado, ele voltou a ser candidato e retornou ao cargo de primeiro-ministro como um salvador do país em dezembro de 2012. Sua vitória encerrou um período turbulento na política japonesa, em que o país tinha praticamente um premiê por ano.

Abe ficou famoso no exterior por sua estratégia de recuperação econômica, conhecida como “abenomics“, iniciada em 2012, na qual misturou flexibilização monetária, grande recuperação orçamentária e reformas estruturais.

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.ultimas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques