Equipe inglesa erra estratégia nas paradas e deixa campeonato de Fórmula 1 em aberto para a última corrida

Max Verstappen, da Red Bull, aproveitou erro de estratégia da McLaren, venceu a corrida do Circuito Internacional de Lusail, no Catar, e adiou a decisão do título da Fórmula 1 para a última etapa da temporada. Oscar Piastri, da McLaren, em 2ª, e Carlos Sainz, da Willians, em 3º, completaram o pódio.
O líder do campeonato, Lando Norris, da McLaren, largou em 2º, mas terminou a corrida na 4º posição. A diferença para Verstappen agora é de 12 pontos.
O tetracampeão, em uma largada excepcional, pulou da terceira colocação para a segunda desbancando Lando Norris. O piloto da McLaren tentou atacar o holandês para retomar a posição, mas Verstappen fechou a porta e abriu vantagem.
Na sétima volta, Nico Hülkenberg se enroscou com Pierre Gasly ao tentar a ultrapassagem. O pneu da Sauber estourou e o carro saiu da pista. Em função do acidente, o Safety Car precisou ser acionado. A Red Bull e todas as outras equipes, menos a McLaren, antecipou a parada nos boxes.
Com o movimento, Piastri assumiu a liderança e Norris recuperou momentaneamente a segunda posição.
As McLarens só foram aos boxes para a parada obrigatória na 25ª volta. Piastri e Norris voltaram para a pista na 4ª e 5ª colocação respectivamente. Com isso, Verstappen assumiu a ponta.
A missão dos pilotos da McLaren era diminuir o tempo de distância para o holandês. Verstappen fez a segunda parada e voltou à pista na terceira posição atrás dos rivais. Quando a dupla da equipe britânica parou, o piloto da Red Bull retomou a primeira colocação novamente, a apenas 12 voltar para bandeirada.
O erro de estratégia da McLaren no começo da corrida ficou evidente, quando Norris fez a segunda parada. O líder do campeonato voltou na 5ª posição, atrás também de Sainz e Antonelli. Na penúltima volta, Norris conseguiu ultrapassar Antonelli e diminuiu o prejuízo conquistando 12 pontos.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, que largou no final do grid, terminou a corrida em 13º.








