A página do Departamento de Estado norte-americano acaba de publicar uma nova decisão do presidente Donald Trump de retirar as “tarifas adicionais”, de 40%, sobre produtos agrícolas brasileiros.

Na declaração, Trump dá crédito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citando o contato telefônico feito com o mandatário brasileiro e o conjunto de negociações posteriores, que incluíram “informações de autoridades” sobre o panorama Brasileiro.
Cerca de 1.200 produtos, que incluem café, carnes bovina, frutas, leguminosas, nozes, petróleo, minerais, peças industriais e outros tiveram as “tarifas punitivas” completamente zeradas com data retroativa para 13 de novembro, abrindo a possibilidade de reembolso das tarifas incidentes em negócios realizados desde então.
"Recebi informações adicionais e recomendações de várias autoridades que estão monitorando as circunstâncias e os motivos que levaram a aplicação dessas tarifas e que a opinião dessas autoridades é que alguns produtos agrícolas importados do Brasil deveriam estar isentos das tarifas adicionais de 40%", diz parte do comunicado em tradução livre.








