Ao ser questionada sobre a possibilidade de novas medidas retaliatórias contra o Brasil caso o ex-presidente Bolsonaro seja condenado, a porta-voz do governo dos EUA disse que Trump não tem medo de usar novas medidas econômicas e até a força militar

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse nesta terça-feira (9) que o regime de Donald Trump está disposto a “usar meios militares” para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo” em referência a uma eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em resposta ao questionamento sobre a possibilidade do regime norte-americano adotar novas medidas contra o Brasil, caso o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe termine com sua condenação, a porta-voz disse:
"O presidente (dos EUA, Donald Trump) não tem medo de usar meios econômicos nem militares para proteges a liberdade de expressão ao redor do mundo."
"A liberdade de expressão é a questão mais importante dos nossos tempos. Presidente Trump toma isso muito em sério, e por isso tomamos ações contra o Brasil", completou Leavitt.
Na sequência, a porta-voz aliviou dizendo também que, no momento, "não há nenhuma ação adicional" programada contra o país.
Julgamento
Ao lado de outros sete réus, o ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo julgado por liderar uma tentativa de golpe de estado que pode resultar em penas máximas totalizando 43 anos de prisão.
Até o momento, a 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) já tem dois votos a zero pela condenação do ex-presidente e todos os outros acusados. Votaram pela condenação os ministros Alexandre de Moraes, relator do processo, e Flávio Dino.