Enquanto o BRT até Luziânia não chega, a deputada federal Lêda Borges busca alternativas para melhorar o transporte público entre as cidades do Entorno e o Distrito Federal.

Em reunião realizada no gabinete da deputada federal Lêda Borges (PSDB-GO), ficou acertado que os ônibus do transporte público de passageiros, que ligam as cidades da Região Metropolitana do Entorno ao DF, vão poder usar a faixa exclusiva do BRT.
A medida perseguida pela parlamentar deve reduzir o tempo das viagens em cerca de 40 a 50%, nos horários de pico.
"Essa é uma ação paliativa de diminuição de tempo de viagem, isso vai ser também muito útil, porque a população ela gasta em média três horas para chegar ao trabalho, e dessa forma, utilizando essa faixa exclusiva, nós podemos diminuir essa viagem para uma hora e vinte", comentou Lêda Borges à reportagem do DF Record.

Atualmente 15% dos ônibus que atendem os passageiros do Entorno já têm a autorização para utilizar o corredor livre, porém evitam a via por receio de multados, num possível engano entre os veículos que são ou não permitidos. Com o acordo todas as placas das frotas das empresas UTB, Rota do Sol, Catedral e CT Expresso, que transportam cerca de 110 mil passageiros por dia, serão cadastradas e liberadas junto aos departamentos de trânsito e transporte do Distrito Federal.
Na reunião também foram discutidas outras medidas como a efetivação do Consórcio Inter federativo de gestão deste transporte, que deve compor um fundo mantido pelos governos do Goiás, do Distrito Federal e pela União, para subsidiar o serviço, e assim baratear e dar estabilidade no preço das passagens.