Em uma etapa cheia de alternativas, com ultrapassagens, estratégias, incidentes e bandeiras amarelas, o piloto da McLaren Pato O’Ward venceu com autoridade o Grande Prêmio de Toronto da Indy Car 2025.

Com o resultado, o mexicano não apenas celebrou seu primeiro triunfo no circuito, como também reduziu a diferença para o líder do campeonato, Alex Palou.
Nas voltas iniciais, as bandeiras amarelas deram o tom das as estratégias. Assim, muitas equipes correram para trocar os pneus macios, que mostravam desgaste rápido enquanto outros, com o Palou permanecia na pista com os compostos duros. Isso abriu diversas janelas táticas que influenciaram diretamente o resultado.
De acordo com o avançar da prova, a bandeira verde permaneceu por um longo trecho. Esse cenário favoreceu quem havia apostado em uma abordagem mais conservadora, como O’Ward, que soube capitalizar.
O’Ward já mostrava ritmo forte quando fez ultrapassagens importantes. No entanto, foi o último pit stop que definiu a corrida. Sua equipe cravou uma parada perfeita, que o devolveu à pista à frente de Rinus Veekay, que chegou em segundo. Com uma estratégia diferente, o piloto holandês tirou proveito da situação e subiu ao pódio pela primeira vez desde 2021, levando consigo a Dale Coyne Racing, uma das mais fracas equipes do Grid, que comemorou o resultado como uma vitória.
Em terceiro, Kyffin Simpson protagonizou uma das grandes histórias do dia. Ele mostrou consistência nas ruas de Toronto e conquistou seu primeiro pódio na categoria, confirmando sua evolução nas pistas urbanas.
Embora não tenha disputado diretamente a vitória, a Andretti Global colocou seus três pilotos entre os seis primeiros. Colton Herta largou da pole e terminou em quarto, enquanto Marcus Ericsson e Kyle Kirkwood fecharam em quinto e sexto.
Kirkwood, aliás, protagonizou um momento tenso nos boxes. Ele foi acertado por outro carro ao reduzir para a parada e acabou rodando. Apesar disso, a equipe agiu rapidamente e ele voltou à pista para garantir pontos importantes.
O campeonato também ganhou novos contornos em Toronto. Alex Palou, líder da tabela, arriscou ao prolongar seu primeiro stint. A Chip Ganassi esperava uma bandeira amarela no momento certo, mas ela não veio. Como resultado, Palou precisou completar um longo trecho com pneus macios — e o desempenho caiu drasticamente.
Ele caiu para a 12ª posição, enquanto seu companheiro Scott Dixon, que adotou a mesma estratégia, fechou o dia em 10º. Assim, a vantagem de Palou na classificação caiu para 99 pontos, restando quatro corridas.
Nem todos escaparam ilesos da jornada canadense. Scott McLaughlin abandonou logo no início após perder a roda traseira esquerda, consequência de um possível erro de fixação no pit stop.
Mais tarde, Alexander Rossi também deu adeus à corrida após tocar o muro na curva 11. A roda dianteira foi arrancada por conta de um desalinhamento oculto entre os blocos de concreto atrás de uma faixa publicitária.
A relargada seguinte gerou uma das imagens mais impressionantes do ano. Jacob Abel bateu e seu carro saltou, permitindo que Josef Newgarden ficasse parcialmente preso sob o difusor do rival. O acidente exigiu uma longa limpeza e alterou novamente a dinâmica da prova.
Santino Ferrucci nem chegou a largar. Um acidente no warm-up comprometeu a estrutura do carro e a AJ Foyt Racing não conseguiu reparar o dano a tempo.
Na penúltima volta, Felix Rosenqvist bateu nos muros e levou consigo Nolan Siegel, encerrando a corrida de ambos de forma amarga.
Agora, equipes e pilotos cruzam o continente até a Califórnia, para chegar ao lendário circuito de Laguna Seca, próxima etapa da IndyCar 2025, com o campeonato ainda aberto e Pato O’Ward em ascensão.
Veja a classificação final do Grande Prêmio de Toronto da Indy Car 2025
| Pos | Piloto | Tempo | Voltas Lideradas | Pontis |
|---|---|---|---|---|
| 1 | Pato O’Ward | 1:48:23.9092 | 30 | 51 |
| 2 | Rinus VeeKay | -0.4843 | 16 | 41 |
| 3 | Kyffin Simpson | -1.5343 | — | 35 |
| 4 | Colton Herta | -2.1607 | 6 | 34 |
| 5 | Marcus Ericsson | -3.7515 | 1 | 31 |
| 6 | Kyle Kirkwood | -4.9472 | — | 28 |
| 7 | Graham Rahal | -5.5657 | — | 26 |
| 8 | Callum Ilott | -6.5438 | — | 24 |
| 9 | David Malukas | -7.6451 | — | 22 |
| 10 | Scott Dixon | -8.6954 | — | 20 |
| 11 | Will Power | -14.0964 | — | 19 |
| 12 | Alex Palou | -14.9701 | 37 | 21 |
| 13 | Christian Lundgaard | -17.3640 | — | 17 |
| 14 | Marcus Armstrong | -43.9148 | — | 16 |
| 15 | Conor Daly | -45.4310 | — | 15 |
| 16 | Robert Shwartzman | -46.0249 | — | 14 |
| 17 | Sting Ray Robb | -1 volta | — | 13 |
| 18 | Nolan Siegel | -3 voltas | — | 12 |
| 19 | Felix Rosenqvist | -4 voltas | — | 11 |
| 20 | Christian Rasmussen | -8 voltas | — | 10 |
| 21 | Louis Foster | -23 voltas | — | 9 |
| 22 | Devlin DeFrancesco | -33 voltas | — | 8 |
| 23 | Jacob Abel | -54 voltas | — | 7 |
| 24 | Josef Newgarden | -54 voltas | — | 6 |
| 25 | Alexander Rossi | -61 voltas | — | 5 |
| 26 | Scott McLaughlin | -88 voltas | — | 5 |
| 27 | Santino Ferrucci | – | — | 3 |








