
A última noite de desfiles de escolas de samba do carnaval 2026 do Rio de Janeiro foi repleta de polêmicas, principalmente após a estreia de Virginia Fonseca como rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio. Houve tumulto, broncas e até vaias, mas o desfile também ficou marcado pelas cores de Sabrina Sato e presença de mais famosas como Viviane Araújo, Bruna Griphao e Brunna Gonçalves.
Aguardada pelo público, a noite de desta terça-feira (17) e madrugada de quarta-feira (18) na Sapucaí teve o desfile da Paraíso do Tuiuti, da Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e para fechar o Carnaval 2026 a Acadêmicos do Salgueiro.
Paraíso Tuiuti na Avenida

A Paraíso Tuiuti abriu a última noite de desfiles no Rio de Janeiro. A escola de São Cristóvão levou o enredo Lonã Ifá Lukumí para ressaltar a importância da espiritualidade e da tradição afro-brasileira e afro-cubana. A escola buscou exaltar a sabedoria ancestral africana que resiste através dos séculos.
A rainha de bateria Mayara Lima foi pouco mostrada na transmissão da TV Globo, e internautas e torcedores da Tuiuti reclamaram nas redes sociais. Quem acompanhou relatou que Mayara deu show de sincronia com a bateria. A sambista é figurinha carimbada no Carnaval e costuma ser muito elogiada pela beleza e samba no pé.

Unidos da Vila Isabel
Com enredo Macumbembê, samborembá: sonhei que um sambista sonhou a África e Sabrina Sato como rainha de bateria, Unidos de Vila Isabel é a segunda escola a se apresentar no encerramento dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, na madrugada desta quarta-feira, 18.

Sabrina Sato
Com fantasia inspirada em uma aquarela e pincéis, Sabrina Sato apareceu deslumbrante com centenas de cristais no look e muitas cores, prometendo “colorir a Sapucaí”. Ela descartou a possibilidade de qualquer perrengue ao lembrar que, em um ensaio, sua pintura corporal foi derretida pela chuva.

No meio do desfile da Vila Isabel, Sabrina encontrou a atriz Taís Araújo acompanhando tudo na grade, e as duas deram um selinho.
Acadêmicos do Grande Rio
Ao som de fogos de artifício e com o samba-enredo na ponta da língua, membros da Grande Rio demonstram empolgação com início do desfile na madrugada desta quarta-feira, 18, na Sapucaí. O enredo A Nação do Mangue foi sobre o manguebeat, movimento cultural brasileiro que surgiu em Recife no início dos anos 90, misturando ritmos.

Brunna Gonçalves é musa da Grande Rio e também estreou nesta noite. Na grade, ela deu um beijo na esposa, a cantora Ludmilla. A dançarina era musa da Beija-Flor, mas deixou o cargo em 2025 quando engravidou.
Na avenida, uma das integrantes da ala das baianas desmaiou devido ao forte calor, em frente aos jurados.
Virginia Fonseca
Com a Vila Isabel ainda na avenida, Virginia Fonseca já tinha começado a transmissão em seu canal na Twitch dos bastidores de sua participação como rainha de bateria da Grande Rio. A live chegou a ter mais de 500 mil visualizações e se tornou a mais assistida do país.

A influenciadora usou um look tecnológico com luzes, um enorme costeiro de plumas vermelhas e a fantasia pesava cerca de 15 quilos. No dente, ela levava o número 7 com brilhos, em homenagem ao namorado Vini Jr, que usa a camisa de número 7.
A caminho da Sapucaí, Virginia foi acompanhada do presidente de honra Jayder Soares, que distribuiu broncas em meio ao tumulto em volta da rainha, e foi apontado como grosseiro nas redes sociais.
Ela foi vaiada ao ser anunciada antes da escola entrar. Antes de desfilar, Virginia reclamou por ter que colar o tapa-sexo ao corpo, e no meio da avenida, a peça descolou — mas não caiu! Após o desfile, Virginia deixou a Sapucaí em um carrinho de golfe com muitos seguranças, sendo vaiada e sob gritos de “Paolla”.
Acadêmicos do Salgueiro

Com Viviane Araújo como rainha de bateria, o Salgueiro desfila com o enredo A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau nеm do pirata da perna de pau na madrugada desta quarta, 18, encerrando a terceira noite de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Essa foi a primeira vez que a escola de samba finalizou o desfile, com exceção de 2009, quando foi campeã.

A rainha de bateria há 18 anos do Salgueiro, Viviane Araújo, falou sobre a emoção de encerrar o desfile e sobre a fantasia de pirata.
A musa Bruna Griphao disse que o nervosismo para estrear no posto foi tão intenso que ela teve frebre. “Nervosíssima! Gente, acordei com febre hoje, acreditem! Tomei umas três dipironas e estou aqui. Estou muito feliz, ansiosa e louca para entrar logo”, afirmou em entrevista ao Terra.
A influenciadora Gkay também participou como componente do desfile, assim como Lívia Andrade.








