spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nota 93,4: Goiás sobe no ranking nacional de transparência, consolidando posição entre os estados mais eficientes do país

Com nota 93,4, Goiás avança no ranking nacional de transparência, consolidando posição entre os estados mais eficientes do país

Goiás é o segundo melhor estado Brasileiro no quesito ‘transparência pública’, segundo a ONG Transparência Internacional / Infográfico do Jornal Opinião do Entorno

O Estado de Goiás alcançou a segunda posição nacional no Índice de Transparência e Governança Pública 2025, divulgado nesta terça-feira (30) pela ONG Transparência Internacional – Brasil, ficando atrás apenas do Espírito Santo, que obteve 95 pontos. Com 93,4 pontos, o governo goiano recebeu a classificação “Ótimo”, consolidando-se entre os estados mais transparentes do país. O ranking considera os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Na avaliação anterior, Goiás estava em 5º lugar, com 83 pontos. O salto de três posições e o aumento de mais de 10 pontos na pontuação refletem o compromisso do governo estadual em ampliar e aprimorar, cada vez mais, o acesso à informação para os cidadãos.

O levantamento analisa oito dimensões de transparência e governança. Goiás superou os 90 pontos em sete delas, e pontuação máxima em três: Legal, Transformação Digital e Dados. “O Governo de Goiás está entre os seis estados que alcançaram um nível de transparência ‘ótimo’, demonstrando maturidade na maior parte dos indicadores avaliados”, diz o relatório da ONG sobre o desempenho goiano.

A publicação também destaca os principais pontos positivos do Estado: “existência de normas sobre interações com grupos de interesse e de proteção ao denunciante; disponibilização de sistema completo de agendamento digital de serviços públicos; promoção da inovação nas políticas de transparência e combate à corrupção por meio de laboratório de inovação; e publicação de Planos de Dados Abertos vigentes, inventário e catálogo de dados abertos disponíveis”.

Esse resultado reflete o desempenho contínuo do Estado, que também se destacou em avaliação semelhante realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em 2024, sendo o primeiro e único estado a atingir a pontuação máxima de 100% na avaliação anual de transparência pública, recebendo selo diamante, o nível mais alto, consolidando-se assim Goiás como referência em governança e responsabilidade na administração pública.

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.ultimas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques