
A terça-feira (28) foi de caos nas unidades de pronto atendimento em saúde no município de Valparaíso de Goiás. Moradores chegaram a passar mais de 10 horas agonizando, a espera de atendimento.
No Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS) da cidade, por exemplo, uma moradora que aguardava desde as 08 horas desistiu e foi em busca de atendimento no Distrito Federal, já após as 17 horas.
"Está um Caos. Nós chegamos aqui cedo, antes das oito (horas), eles até colocaram mais uma pessoa na triagem, mas lá dentro (nos consultórios) é que tem que andar. Parece que tem só um médico. Nós desistimos, vamos lá na Santa Maria ou em Brasília"
, disse um morador que se identificou como Manoel e acompanhava a esposa.
De acordo com o diretor na unidade, Ribamar Veleda, as 15h56min haviam cerca de setenta pacientes em espera e quatro médicos de plantão.
A gestão da saúde no governo do prefeito Pábio Mossoró (MDB) é alvo, mais uma vez, de denúncias de corrupção, agora que envolveria supostas nomeações fictícias de Responsáveis Técnicos das unidades e nomeações de pessoas sem função para favorecer alianças políticas.
"Olha, médico não tem, tem só um, mas guarda municipal tem três com viatura e tem um médico e eles estão dizendo que tem dois, mas é um médico só, eu fui lá dentro e vi. Se tiver dois eles que tragam os dois aqui e mostra para para todo mundo aqui ver"
, disse a moradora Edileia Rodrigues, que também aguardava atendimento no CAIS.
"O que está chegando muito aqui é paciente, paciente está chegando a rodo, e guarda municipal, e pessoas que trabalham na prefeitura, para justificar e que não trabalha também para justificar as coisas, agora médico que é médico mesmo, a gente não está vendo chegar aqui não"
, continuou a moradora.
"É isso, é sem ônibus, sem médico, sem hospital, sem direito, sem dinheiro, sem escola. É isso gente, fazer o que? É essa a realidade nossa e não pode nem reclamar não"
, concluiu
Questionadas por e-mail, nem a prefeitura, tão pouco a secretaria de saúde não se manifestaram.
Infelizmente a demanda na unidade está imenso… Temos que lembrar que equipe de saúde também tem direito de se ausentar pra necessidades fisiológica, almoçar etc… Para cada paciente o médico realiza de duas a três consultas pedi exame medicação e etc. Tem hora que está realizando sutura ou vai no RX pra ver a imagem do exame. Lembrando que há 3 unidades no município muitas vezes o paciente não vai na mas próxima e sim pra outra aumentando a demanda e de outros município e estados que também procura a unidade. O papel de fiscalizar e dos deputados do município pra realmente ver se todos os servidores está na unidade se não quadro está fixado correto com a escala e os servidores do dia. Muitas vezes o paciente quer um atendimento rápido para casos que poderiam ser atendido em UBS mas não vão nem mesmo orientados após orientação