Moradores de Valparaíso de Goiás enfrentam verdadeiras romarias para fazer exames pela rede pública de saúde.
De acordo com o pedido de exames de uma residente, que pediu anonimato, ela aguarda desde o dia 22 de setembro de 2022 para fazer radiografias da coluna, bacia e membros inferiores.

"Eu queria fazer uma reclamação sobre a secretaria de saúde né, que eu estou com exames aí, com umas ecografias (radiografias) para fazer. Quando eu fui para fazer o carro quebrou, então ele disse que eu vou levar outro tempo de novo, por causa disso aí, somente porque o carro quebrou, aí perdi de fazer o exame em junho deste ano. Já tem o que? Cinco meses que eu estou esperando aí e nada", disse a moradora.
Em mais uma relato, outra moradora comenta sua participação em uma pesquisa eleitoral, onde descreve a dificuldades para marcar exames na secretaria valparaisense de saúde, com filas quilométricas formadas todas as noites em frente ao órgão e a demora para o agendamento do procedimento:
"A gente se consulta aqui minha filhe (no posto de saúde), quando vai marcar os exames na secretaria de saúde, sai de casa vinte para as seis, quando chega lá a fila está do tamanho de três quarteirão, quando dá sete horas uma mulher sai fora (da secretaria de saúde) e fala: 'quem quiser marcar exame tem que vir para a fila duas horas da manhã, ou três horas da manhã, pega um UBER para conseguir marcar exame', quando é marcado, chama com três meses. É assim as coisas aqui, era para eu ter botado zero, tudo era para eu ter botado zero", relatou.
A secretaria de saúde e a assessoria de comunicação do governo Pábio Mossoró não retornaram a o contato do Jornal.