Representante brasileiro afirmou que intenção é de que Lula e Donald Trump se encontrem num futuro próximo

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que o encontro com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, foi proveitoso e ocorreu em um “clima de descontração”, nesta quinta-feira (16). A reunião teve como foco principal o fim das tarifas impostas pelo governo norte-americano contra Brasil.
Segundo o ministro, o encontro começou de forma reservada, com uma conversa bilateral entre ele e Rubio que durou cerca de 20 minutos. “Foi uma reunião reservada e muito produtiva”, disse Vieira.
Após a conversa inicial, os dois foram acompanhados por suas respectivas equipes comerciais, com a presença da embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti. De acordo com o ministro, o diálogo marcou o início de um novo processo de negociação entre os dois países.
"Foi um início auspicioso de um processo negociador no qual trabalharemos para normalizar e abrir novos caminhos para as relações bilaterais. Reiterei a posição brasileira, transmitida diretamente pelo presidente Lula ao presidente Trump na semana passada, sobre a necessidade de reversão das medidas adotadas pelo governo norte-americano a partir de julho, o que vai demandar, evidentemente, um processo de negociação a ser iniciado nos próximos dias", declarou Vieira.
O ministro também afirmou que está elaborando uma agenda de reuniões e manterá contato direto com Rubio para acompanhar o andamento das negociações e definir prazos para novos encontros. A expectativa é que, futuramente, haja uma reunião entre os presidentes dos dois países.
"Há um interesse de ambas as partes", concluiu Mauro Vieira.
Por volta das 20h, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Secretário de Estado, Marco Rubio, e o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, emitiram uma declaração conjunta na qual definiram o encontro como “conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento”.
Leia o comunicado na íntegra
"Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível."