O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, recebeu uma ligação na manhã desta quinta-feira (9) do Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, informou o Itamaraty.

A conversa deu continuidade às tratativas entre os dois países iniciadas entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump na segunda-feira (6).
Segundo o Itamaraty, "após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral", Rubio e Vieira acordaram que equipes de ambos os governos se reunirão em algum momento próximo em Washington, em data a ser definida, “para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes".
Ainda de acordo com a pasta, Rubio convidou o chanceler brasileiro para integrar a delegação, "de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos".
Lula disse que a conversa entre seu chanceler e o chefe da diplomacia americana marca o começo de “um outro momento” nas negociações entre os dois países.
"Ainda ontem o secretário de Estado Marco Rubio ligou para o meu ministro Mauro Vieira, talvez comece a ter conversa a partir de agora. Vamos ver se a gente consegue se acertar. O Brasil não quer briga com os EUA", afirmou Lula à rádio Piatã.
O Departamento de Estado americano também divulgou uma nota sobre a conversa entre Rubio e Vieira, classificando-a como “positiva”.
"O secretário Rubio e o ministro das Relações Exteriores Vieira concordaram em se reunir em breve e estabelecer um mecanismo bilateral para promover interesses econômicos mútuos e outras prioridades regionais importantes", afirma a nota, divulgada nesta quinta, e atribuída ao porta-voz adjunto Tommy Pigott.