A deputada federal por Goiás, Lêda Borges (PSDB) vai representar o parlamento brasileiro no High-Level Political Forum (HLPF), Fórum Político de Alto Nível na tradução livre, sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU, em Nova York.

A parlamentar será á única deputada mulher a integrar uma comitiva com outros dez deputados federais.
Em 2023, o HLPF vai discutir medidas de recuperação eficazes e inclusivas para lidar com os impactos da pandemia de Covid-19 e explorar experiências com o intuito de acelerar a implementação da Agenda 2030 e dos ODS’s (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) em todos os níveis. Além disso, o Fórum revisará cinco desses pontos, sendo:
ODS 6: Água limpa e saneamento
ODS 7: Energia limpa e acessível
ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
ODS 17: parcerias para os Objetivos
Nesta quinta-feira (13) a parlamentar já realizou uma reunião para "alinhamento da missão".
O HLPF acontece de 10 a 19 de julho, com o tema “Acelerando a recuperação da doença do coronavírus (Covid-19) e a plena implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis”.
Da Região Metropolitana do Entorno para o Mundo:
Moradora de Valparaíso de Goiás, cidade goiana do Entorno do Distrito Federal, a indicação da deputada Lêda Borges como única representante do parlamento no Fórum Especializado Mundial aponta para a elevação do prestígio da região no estado e no Brasil.