A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa (Alego) para criticar a exposição de imagens de crianças socialmente vulneráveis em propagandas pessoais, feitas por autoridades do poder executivo de Goiás em suas redes sociais.

Foto: Reprodução (Valdir Araújo)
O pronunciamento foi feito na sessão plenária desta terça-feira (17), com referências diretas a, por exemplo, uma postagem no Instagram oficial do governador Ronaldo Caiado (UN), em que crianças são colocadas para exibir cobertores doados pela gestão.
“Infelizmente nos deparamos com uma foto nas redes sociais do governador em que crianças são expostas desnecessariamente e de forma pejorativa. O Estado, por meio do governador, deveria tutelar, proteger, e não expor desta maneira”
, criticou.
De acordo com a parlamentar, a foto é uma espécie de propaganda do Governo Estadual, que entregou apenas 70 mil cobertores em um Estado que possui mais de 1,3 milhão de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza.
Lêda Borges ressaltou ainda, que a proteção da imagem de crianças e adolescentes é prevista no ECA e na Constituição Federal. “A Constituição abrange a necessária proteção da imagem da criança e adolescente frente aos meios de comunicação de massa, como é o caso de televisão, jornais, revistas, sites de notícias, redes sociais, etc. É preciso ter zelo e respeito para com nossas crianças”
, pontuou.