Charles Leclerc teve sangue frio para superar um susto com seu acelerador nas voltas finais do Grande Prêmio da Áustria e levou a Ferrari a mais uma vitória na Fórmula 1 neste domingo (10).
“Ele ficava travado em 20 ou 30% do acelerador em baixas velocidades, então foi muito complicado. Conseguimos mantê-lo até o final e estou muito feliz”
, disse Leclerc.
Foi a primeira vitória de Leclerc desde o GP da Austrália, em 10 de abril, e a primeira em sua carreira na qual não largou na pole position.
Líder do campeonato, Verstappen terminou em segundo a corrida em segundo com sua Red Bull, seguido pelo heptacampeão mundial da Mercedes, Lewis Hamilton, que subiu ao pódio na terceira corrida consecutiva.
Ferrari de Sainz em Chamas
Carlos Sainz, que venceu pela primeira vez na categoria a uma semana, em Silverstone, vinha fazendo uma bela corrida e tinha tudo para conquistar uma dobradinha para sua escuderia, mas o motor do seu carro literalmente estourou e pegou fogo.
Numa cena tensa, o piloto levou sua Ferrari em chamas para uma área de escape, mas na hora de sair do carro ele começou a rolar de volta para trás, em direção à pista, antes que um agente o parasse e extinguisse o fogo.
A Red Bull, também sofreu pelo abandono do companheiro de equipe de Verstappen, Sergio Perez, com o carro danificado pela colisão na primeira volta com George Russell da Mercedes e parando na volta 26.
Russell foi penalizado em 5 segundos por causar a colisão, e terminou em quarto.
Schumacher pontua novamente e é eleito o piloto do dia
No meio do pelotão a corrida foi emocionante, com disputas que chegaram a embolar 5 carros, com três emparelhados e até ultrapassagens duplas.
Nessa turma, Esteban Ocon, da Alpine, ficou em quinto, à frente de Mick Schumacher, que marcou pontos pela segunda vez de sua carreira na Fórmula 1, na sexta posição com sua a Haas. O alemão foi eleito piloto do dia.
Lando Norris, da McLaren terminou em sétimo, à frente do outro piloto da Haas, de Kevin Magnussen, que por sua vez foi seguido por Daniel Ricciardo, com a outra McLaren.
Após largar em último, Fernando Alonso, da Alpine, fechou o Top10 e marcou o último ponto disponível no Grid.
Confira o resultado final do Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1:
1) Charles Leclerc (Ferrari)
2) Max Verstappen (Red Bull)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) George Russell (Mercedes)
5) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
6) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
7) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
8) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
9) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
10) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
11) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
12) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
14) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
16) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
17) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
DNF) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
DNF) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
DNF) Sergio Pérez (Red Bull)