Carros da McLaren ficaram abaixo do limite mínimo de espessura do assoalho permitido pela FIA

Horas após Max Verstappen conquistar a sua 69ª vitória da carreira, veio a notícia de que Lando Norris e Oscar Piastri foram desclassificados do GP de Las Vegas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Segundo a organização, ambos os carros da McLaren tiverem um desgaste excessivo da prancha do assoalho. A infração se baseou no Artigo 3.5.9 (e) do regulamento técnico da F1, que determina que a prancha inferior do carro deve medir 10 mm (±0,2 mm) quando nova e não pode ter menos do que 9 mm devido ao desgaste natural.
Com a dupla da McLaren excluída, a Mercedes herdou duas posições no pódio: George Russell subiu para segundo e Andrea Kimi Antonelli assumiu o terceiro posto, atrás apenas de Max Verstappen.
A situação também modificou a disputa pelo título. Verstappen agora está 24 pontos atrás de Norris, com duas etapas e uma sprint ainda para o fim da temporada. O holandês empatou em pontos com Piastri, que liderou o campeonato na maior parte do ano, mas agora vem de uma sequência de seis GPs sem pódio, o que comprometeu suas chances de um título inédito.
O GP de Vegas marcou a quinta e sexta desclassificações de 2025. Shanghai já havia visto Leclerc e Gasly perderem seus resultados por estarem 1 kg abaixo do peso mínimo, além de Hamilton, por desgaste excessivo da prancha também. No Bahrein, Nico Hülkenberg também foi desclassificado pelo mesmo motivo do heptacampeão mundial.








