A unidade de ensino técnico na cidade começou a ser pleiteada pela parlamentar quando ainda era prefeita de Valparaíso, ainda em 2011

A inauguração da Escola do Futuro em Valparaíso de Goiás, anteriormente chamada de Itego (Instituto Tecnológico de Goiás) é mais um avanço da cidade com a marca de Lêda Borges (PSDB), que iniciou as tratativas para a vinda da unidade para a cidade em 2011, quando ainda era prefeita.
"Quando o secretário José Frederico (de Ciências, Tecnologia e Inovação) falou em 2011 governador (Caiado), eu me emocionei. Hoje a minha emoção governador, ela não é politiqueira, ela é de alguém que sonhou, planejou, que pediu, que veio, que não estava enroscada, que estava sendo construída, e eu coloquei minhas emendas a disposição do senhor", disse a deputada federal, que mora na cidade.
Em sua fala a parlamentar descrevia os trâmites para chegar à inauguração da unidade de ensino que vai dar formação técnica a mais de 1.700 alunos por período.
Após deixar a prefeitura de Valparaíso, no ano em que iniciou a articulação para a instalação da Escola Técnica em Valparaíso, Lêda Borges manteve o empenho pela construção da unidade, que continuou com a doação do terreno pelo governo municipal e a licitação e execução obra feitas pelo governo estadual, que chegaram a 92% de conclusão em 2018.
A partir de 2019, já sob e Ronaldo Caiado, que anunciou readequações no projeto inicial, a valparaisense que era deputada estadual até então, colocou suas emendas parlamentares à disposição do governador para o término da obra.

“Ninguém faz nada só”, cravou Lêda Borges que lembrou de seu “pontapé inicial” e sua atuação posterior para que o momento da inauguração chegasse.