O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, declarou, nesta quarta-feira (2), que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pode ter presumido que houve um blefe nas sanções impostas pelos países ocidentais em relação às pela guerra na Ucrânia, mas que os grandes países, como os EUA, não blefariam no caso.
“Se essa guerra continuar, as consequências para o regime irão sofrer uma escalada. Essas sanções e restrições tiveram um efeito poderoso sobre a economia russa. O valor do rublo despencou. O mercado acionário russo fechou assim que a fuga de capitais teve início. O rating de crédito da Rússia foi cortado para status negativo. A riqueza de Putin desapareceu. Estamos impactando a economia e sua força militar, que será sentida não só imediatamente, mas por muitos anos”
, afirmou.
“O presidente Putin pode presumir que os Estados Unidos e nossos aliados estavam blefando quando ameaçamos essas sanções. Mas como o presidente [dos EUA, Joe] Biden gosta de dizer, grandes nações não podem blefar. Os Estados Unidos não blefam”, completou.
Blinken reiterou que a guerra é de Putin, e que a população russa “sofrerá as consequências das escolhas de seu líder”
. Ele ainda alega que irá impor “sanções ainda mais pesadas a fontes de mídia que estão propagando essas mentiras”
.
Fonte: CNN Brasil