No dia 25 de junho foi oficializado, junto ao Ministério dos Transportes, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Governo de Goiás, o Protocolo de Intenções para celebração do Consórcio Interfederativo do Transporte do Entorno do Distrito Federal. O documento foi enviado por ofício e teve confirmação de recebimento em todas as instâncias no mesmo dia.

A proposta representa um passo importante para a criação do modelo de gestão integrado entre União, DF e Goiás, capaz de garantir mais eficiência, qualidade e estabilidade no transporte coletivo semiurbano interestadual, que atende diariamente milhares de usuários do Entorno e do Distrito Federal.
O Consórcio das unidades federativas também seria responsável pela criação e gestão de um fundo financiador do fundo responsável pelo subsídio do serviço, para garantir tarifas acessíveis.
Segundo o Secretário do Entorno do DF, Cristian Viana, que vem trabalhando nas articulações em conjunto com a contraparte de Goiás e com as Secretarias de Transporte do DF, a expectativa agora é pela manifestação da União, responsável por dar andamento à formalização do consórcio.
“Esse protocolo é fruto de um esforço coletivo, mas que exige liderança firme e propositiva. Estamos construindo uma solução duradoura para a mobilidade do Entorno, que só será possível com a integração entre os três níveis de governo”, destacou Cristian.
Enquanto isso, os governos do DF e Goiás seguem alinhados e reafirmam a disposição em colaborar para que o consórcio interfederativo se torne realidade, beneficiando diretamente a população que depende do transporte todos os dias.