Em encontro com o embaixador do Japão, Ronaldo Caiado afirmou que o governo de Goiás pode autorizar, em até três meses, o início de "qualquer" pesquisa ou instalação no estado

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, garantiu a investidores internacionais que o estado pode acelerar o processo de licenciamento ambiental para empreendimentos no setor da mineração estratégica.
Em encontro com investidores e diplomatas japoneses, no dia 28 de agosto, o mandatário goiano afirmou ao embaixador do Japão, Teiji Hayashi, que o governo estadual pode autorizar, em até três meses, o início de “qualquer” pesquisa ou instalação no estado.
O encontro teve como foco a discussão de um acordo para exploração de OTR (óxidos de terras raras) em Goiás.
Em Minaçu, na região norte do estado, a mineradora Serra Verde, com investimentos bilionários dos Estados Unidos e do Reino Unido, já realiza mineração e processamento de terras raras.
Cidades como Nova Roma, Catalão e Província Estanífera de Goiás também possuem grandes reservas dos minérios estratégicos.
Esses minerais são usados principalmente na fabricação de ímãs para veículos elétricos, turbinas eólicas, lasers e telas de alta resolução.
Caiado destacou, no encontro, que um eventual acordo com empresas japonesas deve ter como premissa a transferência tecnológica, especialmente nas áreas de separação e refino do minério.
O governador afirmou que Goiás não quer se tornar “apenas” um exportador de matéria-prima.