A derrota para o canal de Silvio Santos era esperada, mas foi muito mais dramática do que a Globo Previa.
Durante cerca de duas horas e meia, enquanto o SBT transmitia a final da Taça Libertadores da América entre Flamengo e Palmeiras neste sábado (27), marcando 26 pontos na audiência, a TV da família Marinho marcou média de apenas 9 pontos.
Esses números são da aferição prévia na Grande São Paulo, minuto a minuto em tempo real, e podem sofrer alteração após a consolidação. A pontuação definitiva ainda vai ser divulgada na tarde de segunda-feira (29), mas se for corrigida não muda muito além de 1 ou 2 pontos.
Não se tem na memória, em décadas recentes, de um dia no qual a Globo tenha perdido por diferença tão grande e ficado abaixo dos 10 pontos.
Em sábados ‘normais’, na faixa nobre, das 18h à meia-noit, a TV da família Marinho geralmente fica entre 20 e 30 pontos enquanto o SBT atinge 2 a 3. Esse triunfo da TV do ‘patrão’, que tem saído da estagnação com o futebol, expõe incomum fragilidade da poderosa Globo que perdeu ou abriu mão de competições populares.
A forte reestruturação financeira iniciada há 3 anos fez a cúpula do canal carioca rever investimentos e renegociar contratos. Não está mais disposta a pagar o preço astronômico de direitos de transmissão exigido por entidades como Conmebol, Fifa e FIA. Passou a considerar o custo-benefício e a privilegiar a possibilidade de lucro, sem pretender apenas a exclusividade.
Com a estratégia a TV líder abriu espaço para o SBT e a Band, que têm renascido no Ibope e conquistado boa repercussão nas redes sociais e na imprensa com eventos importantes, como Copa do Brasil e Fórmula 1. A Globo, quem diria, se tornou um ‘inimigo’ menos forte e mais fácil de ser derrotado.
Fonte: Blog Sala de TV