A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta terça-feira (30) que dois brasileiros apresentaram, preliminarmente, resultado laboratorial positivo para a variante Ômicron do coronavírus.
Segundo a agência, as amostras serão enviadas para análise laboratorial confirmatória pelo Instituto Adolfo Lutz, após testagem inicial realizada pelo laboratório Albert Einstein com resultado positivo para a nova variante do vírus identificada originalmente no sul da África.
Conforme os protocolos nacionais, o material foi enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), que confirmou o sequenciamento genético da variante.
"A Anvisa também oficiou o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo sobre o evento em saúde identificado na data de hoje para adoção das medidas de saúde pública pertinentes"
, disse a Anvisa.
Os dois infectados são passageiros brasileiros não vacinados, vindos da África do Sul, que desembarcaram em Guarulhos no dia 23 e foram diagnosticados já quando tentavam voltar ao país africano e fizeram o teste PCR no aeroporto.
Fonte: Reuters