A ex-secretária do Entorno do Distrito Federal por Goiás, Caroline Fleury, usou suas redes sociais para demonstrar “indignação” e “surpresa” pela entrada em vigor do aumento tarifário de 2,91% nas passagens de ônibus entre as cidades goianas da Região Metropolitana do Entorno e o Distrito Federal e teria deixado uma crítica subliminar ao seu sucessor na pasta, Pábio Mossoró.

"É, infelizmente estou aqui na Câmara e conversando com os colegas do Entorno. Houve o aumento das passagens (de ônibus) do Entorno, algo que a gente não acreditava que acontecesse", iniciou Fleury em um vídeo publicado em sua redes sociais.
De perfil técnico, Caroline Fleury foi a primeira titular da Secretaria do Entorno, criada pelo governador Ronaldo Caiado no início de 2023 para articular ações conjuntas entre as gestões municipais do Entorno, os governos do Estado de Goiás e do Distrito Federal e a União para desenvolver as cidades goianas vizinhas da capital nacional.
Em abril deste ano, Fleury deixou o cargo e, segundo ela, um dos seus últimos trabalhos foram os encaminhamentos para a formação do Consórcio Interfederativo, que vai assumir a administração e subsídio do transporte público entre o Entorno e o DF, que que teria ficado “tudo organizado” .
"Vocês lembram, eu, à época secretária do Entorno, a sete meses, deixamos tudo organizado para a celebração do convênio, então realmente não sei dizer o que aconteceu", continuou a executiva, dando a entender que seu sucessor deveria apenas dar dado continuidade aos seus trabalhos para evitar o aumento das tarifas e melhorar a qualidade do serviço.
Criticado publicamente pelos governadores Ronaldo Caiado, de Goiás, e Ibaneis Rocha, do DF, o reajuste das passagens de ônibus está passando ileso, por exemplo, nas redes sociais do atual secretário do Entorno, Pábio Mossoró, que está em uma viagem oficial na China desde 21 de setembro, mas acompanhado da sua esposa, que é secretária de assistência social de Valparaíso de Goiás e não teria relação com a Missão de Estado.

Sem considerar os bastidores ou atos não tornados públicos, a última vez que Mossoró mencionou as passagens de ônibus do Entorno em suas redes sociais teria sido na divulgação de uma entrevista ao programa Momento do Povo, da Rádio Supra, no dia 17 de setembro. Ainda de acordo com suas publicações, a ultima agenda especifica para o assunto teria sido em 21 de agosto, no II Seminário Internacional sobre Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
"Agora eu posso dizer: 'quem segue sofrendo e quem segue prejudicado é a população, que passa mais de cinco horas por dia para pegar um transporte enlatado'. Então assim, minha solidariedade, minha tristeza ao ver este aumento acontecendo, porque a população não merece, de uma região muito estratégica para Goiás e para o Distrito Federal e ver quem sofre realmente é o povo e isso nos dá uma tristeza, uma indignação muito grande. Esperamos que a União, realmente os atores envolvidos façam o que precisa ser feito", concluiu Fleury.
Assista ao vídeo divulgado pela ex-secretária do Entorno, Caroline Fleury