Moradores de Valparaíso de Goiás voltam a sofrer com enchentes após a chuva desta segunda-feira (09), mesmo que a cidade esteja no centro do país, longe de regiões costeiras e sem nenhum Rio próximo.

A sete anos como prefeito da cidade, Pábio Mossoró (MDB) é cobrado por não ter resolvido o problema, mesmo com o anúncio seguidos de recursos extras, de obras e arrecadação recordes.
"O que o governo (Pábio Mossoró) fez para melhoras isso (as enchentes) nestes sete anos? Nada!", comentou o senhor Eudes, morador do setor de Chácaras Anhanguera, que ainda completou:
"Todas as obras anunciadas por este prefeito nunca terminam, ou nunca resolvem nada. Só servem para jogar dinheiro público no lixo, ou botar no bolso de alguém."
No Setor de Chácaras Anhanguera, por exemplo, bairro mais adensado da cidade, o prefeito da cidade é acusado de lançar uma obra de R$ 62 milhões, que está parada e pela qual já teria pago R$ 13 milhões, sem nenhum efeito prático para a comunidade, pelo contrário a situação no bairro teria piorado nos últimos anos, com a aprovação de novos condomínios na região conhecida com Praia dos amores.
Se referindo ao PAC dos Carneiros, capitado e executado pela então prefeita Lêda Borges (PSDB) a 12 anos, como última obra que verdadeiramente funcionou no local, o morador do setor de Chácaras Anhanguera afirmou que a situação das águas no bairro pioraram nos últimos sete anos, justamente no período exato dos mandatos de Pábio Mossoró.
"Quando começaram a liberar os condomínios lá perto do Hospital do Céu Azul, que o volume de água começou a aumentar aqui. Então, de uns 7 anos para cá, com a construção desses condomínios, o volume de água vem só aumentando", disse.
Em outra área, um vídeo publicado pelo morador Adriano Rodrigues mostra o momento em que o trânsito na BR040, que corta a cidade, ficou completamente interditado no sentido Brasília.
"040 parada por causa das águas, cadê o prefeito Pábio Mossoró, que em oito anos não resolveu o problema", questionou.
Antes das eleições de 2022, o prefeito Pábio Mossoró (MDB) foi reeleito também com uma forte propaganda de obras de drenagem e contenção das águas pluviais às margens da rodovia, que no final se mostrado completamente ineficientes pelas imagens.
Após o fim da chuva e do baixar das águas, moradores passaram a contabilizar, mais uma vez, seus prejuízos. Um filmou seu carro completamente danificado pela enchente. Ele foi pego de surpresa na marginal da BR, no comércio da altura da Morada Nobre.
"E aí prefeito, como é que fica a situação do trabalhador? Você não cuida do esgoto, do saneamento (da drenagem das águas pluviais) da cidade, olha aí ó, o carro de trabalhador, como é que está aí ó. Quero saber como é que a gente faz, como é que fica a situação, do trabalhador. Ajuda né prefeito", disse o morador mostrando o seu veículo danificado.
Consultada em diversas outras oportunidades sobre a ineficiência das obras e e a falta delas para resolver a questão, a prefeitura de Valparaíso de Goiás não se manifestou em nenhuma das consultas.