Seguindo a tendência apontada nas últimas pesquisas eleitorais, o candidato a prefeito de Valparaíso de Goiás Zé Antônio (PL) cresceu novamente e assumiu a liderança da disputa eleitoral com 32,66% das intenções e votos, apontou o levantamento feito pelo Instituto Lupa na modalidade estimulada, quando os entrevistados recebem a lista de candidatos, divulgado nesta quarta-feira (2).
Do outro lado da polarização consolidada na cidade, o candidato governista Marcus Vinícius (MDB), apoiado pelo atual gestor municipal, Pábio Mossoró (MDB), também confirmou a sua tendência de estagnação e caiu dentro da margem de erro para 31,66%.
Vinícius orbita sempre na casa dos 30% desde o início da campanha eleitoral, a não ser em levantamentos publicados pelo seu próprio grupo, beneficiado pelo peso da máquina pública, mas pressionado negativamente por envolvimento e/ou proximidade com casos de corrupção e pelas obras inacabadas ou mal feitas de seu tempo como secretário de infraestrutura municipal.
Distante da polarização, Maria Yvelônia (Solidariedade) alcançou 10,72% das intenções de votos, enquanto a ex-prefeita Lucimar (PT) caiu para 2,85% e Wesley Pacheco apareceu com 2,18% da preferência dos respondentes.
Na modalidade espontânea, quando o entrevistado indica em quem pretende votar aleatoriamente, sem a apresentação da lista dos candidatos, a polarização permaneci inalterada com Zé Antônio aparecendo com 31,66% das intenções de votos e Marcus Vinícius com 30,65%. Neste formato Yvelônia atingiu 8,77% da preferência dos respondentes, enquanto Lucimar foi a 2,35 e Pacheco a 2,01. Não responderam ou não sabiam somaram 23,95%
A pesquisa do Instituto Lupa ouviu 597 eleitores entre os dias 26 e 27 de setembro e foi registrada no TSE sob o número GO-0478/2024. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança do estudo é de 95%.